Em um acelerador de partículas, dois feixes paralelos, um de prótons e outro de elétrons, possuem a mesma densidade volumétrica de partículas ' n ' [número de partículas por volume]. Os prótons movem-se no sentido positivo do eixo x , enquanto os elétrons no sentido oposto, ambos com velocidade de módulo v . A intensidade da densidade de corrente no acelerador de partículas é:

a) 0

b) 1   e n v

c) 2   e n v  

d) 3   e n v  

e) 4   e n v

Passo 1

Eaee!!! Belezinha? Olha.. basicamente nessa questão temos que calcular a intensidade da densidade de corrente no acelerador de partículas a partir dos feixes de prótons e de elétrons... que bizarro ein??

Mas vamos com calma que vai dar tudo certo, belezinha?

Então bora lá!!!

Passo 2

Sendo que a densidade de corrente é dada por J → = i A , em que A é a área atravessada pela corrente i , sendo i = N e Δ t , em que N é o número de portadores de carga e em um tempo Δ t .

Assim, substituindo i na expressão de J → , obtemos:

J → = N e A Δ t

Multiplicando o numerador e o denominador da expressão de J → por um comprimento L , e sabendo que a densidade volumétrica dos portadores é n = N L A , temos para J → :

J → = n e L Δ t

Sendo ainda L Δ t = v (velocidade das cargas), temos que:

J → = n e v

Passo 3

Com essa expressão, calculamos o vetor densidade de corrente resultante a seguir:

J → = J → p r ó t o n s + J → e l é t r o n s

Realizando a soma vetorial acima, sabendo que os prótons possuem carga positiva e estão no sentido positivo do eixo x , ao passo que os elétrons possuem carga negativa e estão no sentido negativo do eixo x , temos:

J → = n e v   x ^ + n - e v x ^ ∴

J → = 2 n e v   x ^

Entendeu direitinho? Responde aee ;)

Resposta

c) 2   e n v  

Exercícios Resolvidos de Densidade de Cargas

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Uma fina casca esférica não condutora, uniformemente carregada, com raio R , tem uma carga total positiva igual a Q ; Um pequeno pedaço é removido da superfície. (a) Quais são o módulo, a direção e o
Duas placas metálicas quadradas idênticas têm, cada uma, área de 500c m 2 . Elas são separadas por 1,50c m e estão, ambas, inicialmente descarregadas. A seguir, uma carga de + 1,50n C é transferida da
Uma lâmina plana infinita não condutora tem uma densidade superficial de carga + 3,00μ C / m 2 e está no plano y = - 0,600m . Uma segunda lâmina plana infinita tem densidade superficial de carga de -
O pequeno segmento de fio na FIGURA Q27.4 contém 10n C de carga. a. O segmento é reduzido a um terço do comprimento original. Qual é a razão λ f / λ i , onde λ i e λ f são as densidades de carga inici
Um disco circular está carregado e sua uma densidade superficial de carga vale 8n C / c m ² ² . Qual será a densidade superficial de carga se o raio do disco for dobrado?