Ao se deslocar de sua casa (C) para faculdade (F), João Carlos faz o percurso esquematizado na figura, em que aparecem as velocidades vetoriais de partida () e de chegada () de seu movimento. Ambas as velocidades têm mesmo módulo. A aceleração vetorial média do movimento de João Carlos é melhor representada por:
a)
b)
c) Um vetor nulo.
d)
e)
Passo 1
Se liga aí galera, nesse nosso caso não interessa o deslocamento tá? Vamos nos ater somente a velocidade, até por quê a aceleração média é dada pela seguinte equação:
Pra gente começar, vamos ver qual o sentido e direção de cada um dos vetores velocidade pra gente poder calcular a aceleração.
Passo 2
Se considerarmos ali o eixo horizontal sendo o eixo e o vertical o eixo , veremos que a velocidade aponta para baixo no eixo (Negativo) e a velocidade aponta pra direita no eixo (Positivo), em termos de vetores unitários temos então.
Onde representa o sentido negativo do eixo que por convenção é para baixo. E o sentido positivo do eixo que por convenção é para a direita.
E como a gente sabe, a aceleração média é dada por:
Então nossa aceleração tem uma componente em i e uma em j, sendo o vetor correto o da letra b, na diagonal, sendo a soma dos dois! Show!
Resposta
b)