1. Numa empresa, a diretoria avalia que a probabilidade de que o Engenheiro “cadastro A157” conclua certo projeto em tempo hábil é de 80 % , enquanto que a estima valendo 60 % para o colega engenheiro “cadastro A180”. A chefia resolve que os dois devem tentar concluir o projeto independentemente, visando aumentar as chances de sucesso. Qual a probabilidade do projeto ser concluído neste caso? É válida a estratégia?

Passo 1

Eaee!!! Belezinha? Bom... a questão nos dá dois engenheiros em que ambos devem tentar concluir o projeto independentemente, visando aumentar as chances de sucesso.

Um engenheiro tem 80 % de chance de realizar o projeto em tempo hábil, enquanto o outro tem 60 % de chance.

Queremos descobrir a probabilidade da conclusão do projeto e se a estratégia dos dois engenheiros realizarem o projeto de forma independente é válida.

Não entendeu? Então bora junto aqui!!

Passo 2

Bom... para que o projeto seja concluído com sucesso é necessário que o engenheiro A (“cadastro A157”) ou o engenheiro B A (“cadastro A180”) concluam o projeto.

Sendo assim, devemos ter por definição:

P A ∪ B = P A + P B - P A ∩ B

Passo 3

Seguindo o raciocínio, vale destacar que os eventos são independentes, logo:

P A ∩ B = P A ∙ P ( B )

Assim, temos:

P A ∪ B = P A + P B - P A ∙ P B ∴

P A ∪ B = 0,8 + 0,6 - 0,8 ∙ 0,6 ∴

P A ∪ B = 0,92

Como pode-se perceber, faz-se válida a estratégia visto que a chance máxima anterior de 80 % aumentou para 92 % de sucesso.

Entendeu direitinho? Responde aee ;)

Resposta

  1. P A ∪ B = 0,92

A estratégia é válida

Exercícios Resolvidos de Introdução à Estatística

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados