Exercícios Resolvidos de Capacitância de um Sistema

Ver Teoria

Enunciado

Um capacitor é um dispositivo eletrônico formado por duas placas metálicas idênticas, carregadas com cargas ± Q , separadas por um distância d conforme ilustrado na figura abaixo.

Capacitores comerciais são construídos com placas cujos diâmetros são muito maiores que a separação d e são de grande interesse em aplicações de eletrônica. Considerando esses capacitores comerciais, assinale a opção que melhor descreve o potencial eletrostático entre as placas carregadas ± Q .

Passo 1

Primeiro, é importante nos lembrarmos de algumas características de um capacitor de placas paralelas. Como o diâmetro das placas é muito maior do que a distância d entre elas, então, o campo elétrico na região entre as placas é uniforme, ou seja, tem o mesmo valor em todos os pontos.

Outra característica é que vetor campo elétrico   E → tem sempre direção perpendicular às placas e seu sentido é sempre da carga positiva + Q para a carga negativa – Q . Isso está desenhado na figura abaixo, que mostra o capacitor visto de perfil.

Passo 2

Uma vez que resumimos as características de   E → dentro do capacitor, vamos olhar, agora, para os pontos a e b da figura, que estão a uma distância x um do outro, e calcular a diferença de potencial elétrico entre as placas.

A diferença de potencial elétrico é dada por

V a - V b = ∫ a b E → ⋅ d l →   .

Vamos considerar o elemento de comprimento  d l → paralelo ao campo elétrico   E → . Juntando essa informação com o fato de   E → ser uniforme na região entre as placas e colocando tudo dentro da expressão acima, teremos o seguinte:

V a - V b = ∫ x a x b E → d x = E → ∫ x a x b d x = E → x b - x a .

Se fazemos x b - x a = x , a diferença de potencial fica:

V x = V a - V b = E → x → V x = E → x ,

que é uma função linear crescente da distância x dentro da região entre as placas.

Por isso, o gráfico que representa o potencial V ( x ) tem que ser uma reta crescente de x .

Resposta

Letra b.

Exercícios de Livros Relacionados

Os dois objetos de metal da Fig. 25-24 possuem cargas de + 70 pC e -70 pC, que resultam em uma diferença de potencial de 20 V. (a) Qual é a capacitância do sistema? (b) Se as cargas mudam para + 200 p
As placas de um capacitor de placas paralelas são separadas por uma distância d 0 e cada placa tem área A . Uma lâmina metálica d e área A é inserida entre as placas de maneira tal que a lâmina é para
Calcule:a) a capacitância de um par de placas paralelas com área de 100c m 2 cada, separadas de 3,0m m ;b) o campo elétrico quando o capacitor possui uma carga de 0,10μ C .
Um capacitor com placas paralelas no ar possui uma capacitância igual a 245 pF e um módulo de carga de 0,148 μ C em cada placa. A distância entre as placas é igual a 0,328 mm. (a) Qual é a diferença d
Na Figura 17.14, a chave comutadora está inicialmente na posição a . Calcule a carga Q 1 no capacitor de capacitância C 1 , após a chave ser comutada para a posição b e cessarem as correntes.