Listas GMA de Cálculo IIIA da UFF - Lista 1
Cálculo IIIA - UFF
Use integral dupla para calcular a área da região limitada por:
No primeiro quadrante.
Ver solução completa- Use uma integral dupla para calcular o volume do sólido limitado por:
, situado no primeiro octante.
Ver solução completa- Use uma integral dupla para calcular o volume do sólido limitado por:
situado no primeiro octante.
Ver solução completa- Exprima (sem calcular)
como integral iterada em coordenadas retangulares, nas duas possíveis ordens de integração.
Ver solução completa- Achar o volume do sólido limitado superiormente pela esfera, inferiormente pelo plano e lateralmente pelo cilindro .
Ver solução completaCalcule o volume do sólido que não contém a origem e é limitado pelas superfícies:
Ver solução completa- Calcule o Volume do sólido contido no primeiro octante, limitado pelo cone, pelo cilindro e pelo plano .
Ver solução completa- Uma placa tem a forma da região limitada pelas retas , , e .
A densidade em cada ponto é inversamente proporcional a distância à distância do ponto à origem. Determine a massa da placa.
Ver solução completaUma placa fina é limitada pela circunferência , , e tem densidade . Calcule o momento de inércia polar em função de sua massa .
Ver solução completaSeja uma lâmina delgada representada pela região , determinada por , , e . Se a densidade em cada ponto é dada por , determine a massa de
Ver solução completaSeja uma lâmina delgada representada pela região , determinada por , , e . Se a densidade em cada ponto é dada por , determine o momento de inércia em relação à origem.
Ver solução completaUma placa fina de densidade constante tem a forma de um setor circular de raio e ângulo central . Mostre que o momento de inércia em relação à bissetriz do ângulo é dado por
Onde é a massa da placa.
Ver solução completa- Calcule as coordenadas do centro de massa de uma chapa homogênea com o formato de um triângulo isósceles com base e altura .
Ver solução completa- Calcule o centro de massa da lâmina se a densidade é proporcional à distância de ao eixo .
Ver solução completa- Calcule o centro de massa do conjunto , sendo a densidade proporcional à distância do ponto à origem.
Ver solução completa- Uma lâmina homogênea tem a forma de um triângulo retângulo com lados iguais de mediada . Ache o momento de inércia em relação a um dos lados iguais, em função de sua massa .
Ver solução completaCalcule a massa de uma lâmina delimitada por , se a densidade em um ponto é proporcional à distância desse ponto a .
Ver solução completa- Uma lâmina homogênea tem a forma de um triângulo retângulo de catetos e . Ache o momento de inércia em função de sua massa
- Em relação ao eixo
- Em relação ao eixo
Ver solução completa- Uma lâmina homogênea tem a forma de um triângulo equilátero de lado . Ache o momento de inércia em relação
- A uma altura
Ver solução completaUma lâmina homogênea tem a forma de um triângulo equilátero de lado . Ache o momento de inércia em relação a um lado.
Ver solução completaCalcule a seguinte integral
é a região do primeiro quadrante, limitada pelas parábolas , , e
Ver solução completa