Uma bateria ideal é conectada a três lâmpadas idênticas, como mostrado na figura abaixo. Um interruptor em paralelo com a lâmpada 3 está originalmente aberto e é depois fechado. Quando o interruptor está fechado, o que acontece com o brilho das lâmpadas 1 e 2?

  1. 1 clareia, 2 clareia
  2. 1 escurece, 2 permanece inalterada
  3. 1 permanece inalterada, 2 permanece inalterada
  4. 1 permanece inalterada, 2 brilha mais
  5. 1 permanece inalterada, 2 escurece

Passo 1

Para resolvermos esse problema, é importante que a gente ache quais são os valores das correntes que passam por cada um dos resistores antes e depois que o interruptor é fechado.

Mas por que isso? Bom, a gente sabe que a potência (=energia por unidade de tempo) que um resistor R dissipada quando é percorrido por uma corrente i é dada por:

P = R i 2   ,

e essa quantidade que está relacionada com o “brilho” das lâmpadas, ok?

Precisamos ver, então, como são as potências dissipadas por cada lâmpada antes e depois de o interruptor se desligado.

Antes disso, “desligar o interruptor” significa fechar aquela chave que está em paralelo com o resistor 3. Quando essa chave é fechada, não passa mais corrente no resistor 3 e a “luz” dessa lâmpada se apaga, ou seja, ela não dissipada mais energia. Nesse caso, a corrente passa por dentro da chave e é a mesma que passa pelo resistor R 2 da lâmpada 2.

Vamos lá!!??

Passo 2

Agora, vamos analisar apenas as correntes em cada caso.

ANTES DE O INTERRUPTOR SER FECHADO:

A corrente i 1 que passa na resistência R 1 da lâmpada 1 será:

i 1 = V R 1   .

A corrente i 23 que passa nos resistores R 2 e R 3 (que estão em série) é:

i 23 = V R 2 + R 3   .

DEPOIS DE O INTERRUPTOR SER FECHADO:

A corrente que passa em R 1 é a mesma, já que a lâmpada é a mesma e está ligada à mesma tensão V .

Agora, a corrente i 2 que passa por R 2 será:

i 2 = V R 2 > i 23 = V R 2 + R 3   ,

ou seja, a nova corrente i 2 é maior do que a anterior: i 2 > i 23 .

Passo 3

Se analisamos agora as potências dissipadas, vemos que o “resistor R 1 dissipa mesma potência de antes”, já que por ele passa a mesma corrente i 1 . Por isso, a lâmpada 1 tem o mesmo “brilho” depois que o interruptor está fechado.

Já em R 2 passa uma corrente maior e, por isso, a potência dissipada através dele também será maior depois que o interruptor é fechado:

P = R 2 i 2 2 > R 2 i 23 2   .

Então, lembre-se: brilho de uma lâmpada tem a ver com a potência (energia por unidade de tempo!) que é dissipada por sua resistência quando passa uma corrente por ela.

Resposta

Letra d.

Exercícios Resolvidos de Circuitos de Mais de uma Malha

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Verifique seus resultados para o Problema 79 usando os seguintes valores específicos: (a) R1 = 4,00 Ω, R2 = 6,00 Ω; (b) R1 = 4,00 Ω, R3 = 3,00 Ω; e (c) R2 = 6,00 Ω, R3 = 3,00 Ω.
Um comprimento de arame tem uma resistência de 120Ω . O arame é cortado em pedaços que têm o mesmo comprimento, e então os arames são conectados em paralelo. A resistência do arranjo paralelo é de 1,8
(a)Resistência a resistência equivalente entre os pontos a e b na Figura 26-56. (b) Se a queda de potencial entre os pontos a e b é 12V , determine a corrente em cada resistor.
(a)Determine a resistencia equivalente entre os pontos a e b na figura 25.57. (b)Se a queda de potencial entre os pontos a e b é 12V , determine a corrente em cada resistor.
Quatro resistores de 18,0 Ω são ligados em paralelo a uma fonte ideal de 25,0 V. Qual é a corrente na fonte?