Calcule a potência dissipada em R 3 , considerando R 1 = 2 Ω e R 2 = 2 Ω

Passo 1

Oi, tudo bem?

Essa questão parece complicada, mas vou ajudar você aqui! Vamos lá? Nas letras (a) e (b) o problema pede para calcularmos as correntes I 1 e I 3 , que é que passa pela fonte V 1 e pelo resistor R 3 . Na letra (c) pediu para calcular a potência dissipada pelo resistor R 2 . E agora nos pede para calcular a potência dissipara pelo resistor R 3 .

Para resolver esse tipo de questão, precisamos aplicar a lei das malhas e a lei dos nós nesse circuito para termos equações suficientes para resolver as correntes.

Resgatando o sistema feito nos itens anteriores, o sistema de equações ficou assim:

I 1 = 3,75 A para a corrente que passa pelo resistor R 1 e I 3 = 4,5 A para a terceira corrente. Agora o problema pede a potência dissipada por R 3 . Bom, para isso precisamos lembrar da relação entre potência, resistência e corrente:

P = R I 2

Então precisamos do valor da corrente I 3 ! E calculamos ela no item (b)! Mas antes de sair calculando a potência, vou te relembrar como foram obtidas essas equações!

A primeira equação foi encontrada aplicando a lei dos nós no nó bem de cima do desenho ( I 1 = I 2 + I 3 ) . A segunda foi feita fazendo esse caminho aqui:

Lembra que quando o caminho está no sentido da corrente (admitida no desenho) a energia do resistor é - R I , e quando a fonte está no sentido positivo é + V .

A terceira equação foi encontrada aplicando a lei das malhas na malha mais de fora, que passa pelas duas fontes:

E agora sim podemos calcular a potência dissipada por R 3 !

Passo 2

A corrente I 3 = 4,5 A e o ressitor R 3 = 1 Ω , agora é só substituir:

P = I 3 2 R 3 = 4,5 2 . 1 = 20,25 W

E é isso!

Resposta

20,25 W

Exercícios Resolvidos de Circuitos de Mais de uma Malha

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados