Determine e esboce o domínio da função f   ( x ,   y )   =   x   +   9 - x ² - y ² .

Passo 1

Eaew, belezinha?

A questão pede para a gente determinar e esboçar o domínio da função f(x,y). Vamos lembrar então o que é o domínio de uma função: o domínio de um função f(x,y) é o conjunto de todos os pontos (x,y) do plano xy para os quais a função f(x,y) possui um valor definido.

A função que nos foi dada é definida como a soma de duas raízes. A gente sabe que, para valores negativos, as raízes não possuem valores reais. Então, temos que o nosso domínio está restrito à região

x ≥ 0

e

9 ≥ x ² + y ²

Tal que, dessa última equação, temos que se a soma de x² com y² for maior que 9, temos que 9 menos essa soma será negativo. Então bora lá dar uma olhada em como é essa região!

Passo 2

Da primeira inequação, temos a nossa região está restrita ao primeiro e ao quarto quadrante do plano xy, pois nesses dois quadrantes temos que x é maior ou igual à zero.

Da segunda expressão, se olharmos a igualdade, percebemos que se trata de uma circunferência de raio 3, cuja equação é dada por

x ² + y ² = 3 ² = 9

Então, essa região é o conjunto de todos os pontos (x,y) que, ou pertencem à circunferência, ou então contidos dentro dela, de modo que a soma de suas coordenadas ao quadrado é sempre menor que o raio ao quadrado, que vem a ser igual à 9. O domínio está esboçado na imagem abaixo, em roxo, no interior da circunferência vermelha.

Resposta

x ≥ 0

9 ≥ x ² + y ²

Exercícios Resolvidos de Funções de Várias Variáveis

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Fazer um esboço de algumas superfícies de nível da função w = x 2 + y 2 + z 2 . O que ocorre com os valores da função ao longo de semi-retas que partem da origem?
Identificar as afirmações verdadeiras:g) Todo ponto de acumulação de um conjunto A pertence a esse conjunto.
10- Considerando a função z = f x ,y = 7 - x 2 + y 2 ,0 ≤ x 2 + y 2 ≤ 16 , 25 - x 2 - y 2 ,16 ≤ x 2 + y 2 ≤ 25 b)Identifique a curva de nível que contém o pontoP 0 = ( 1 ,3 ) .
Encontrar uma função de várias variáveis que nos dê:e) O volume de um paralelepípedo retângulo de dimensão x , y e z .
Encontrar uma função de várias variáveis que nos dê:o comprimento de uma escada apoiada como na figura 1.35.