USP – Física 2 – 2019 – P1 – Exercício 6
O gráfico mostra a velocidade em função do tempo de uma partícula de massa , ligada a uma mola, que move-se em movimento retilíneo sobre uma mesa horizontal sem atrito, realizando um MHS. A velocidade inicial da partícula é . A expressão do deslocamento da partícula em função do tempo é:
a)
b)
c)
d)
e)
Passo 1
Prontos para mais um exercício de MHS? Partiu!!!
Nesse problema temos o gráfico da velocidade em função do tempo e queremos achar a função horária da posição. Para isso, lembre-se que
Derivando com relação ao tempo obtemos a velocidade:
Do gráfico conseguimos tirar o período:
Com isso conseguimos achar a frequência angular:
Passo 2
Note que é a amplitude da velocidade, que também é a velocidade máxima do movimento:
Do gráfico tiramos que
Com isso,
Já temos que
Falta descobrir a fase .
Passo 3
Sabemos que . Assim,
Nossas opções são
Essas são os ângulos nos terceiro e quarto quadrantes, respectivamente. Como saber qual deles é o correto? Vamos olhar para a posição:
Se , então ; caso , temos .
Note que em a velocidade é positiva e está aumentando até que atinge seu máximo em e daí passa a diminuir, seguindo positiva mas diminuindo até se anular próximo de (esse é um ponto de retorno). Como a velocidade era positiva nesse trecho, o corpo se movia no sentido positivo da trajetória. Antes de , a partícula estava em e a partir daí (após atingir o máximo de ) passa a se mover com até atingir o ponto de retorno onde a velocidade muda de sinal. Com isso, para , a posição é negativa. Logo, , de modo que .
Portanto, a função horária da posição é
Alternativa C 😊
Resposta
Alternativa C.