Listas de Estudos pra Prova - Stewart Vol 2 - 7°ed de Cálculo Diferencial e Integral 3 da UTFPR - Funções Vetoriais
Cálculo Diferencial e Integral 3 - UTFPR
(Capítulo 13.1 – Exercício 47) Se dois objetos viajam pelo espaço ao longo de duas curvas diferentes, é sempre importante saber se eles vão colidir. (Será que um míssil atingiu seu alvo em movimento? Vão se colidir duas aeronaves?) As curvas podem se interceptar, mas precisamos saber se os objetos estarão na mesma posição no mesmo instante. Suponha que as trajetórias de duas partículas sejam dadas pelas seguintes funções vetoriais
Para
As partículas colidem?
Ver solução completa(Capítulo 13.2 – Exercício 23)
Determine as equações paramétricas para a reta tangente à curva dada pelas equações paramétricas, no ponto especificado.
Ver solução completa(Capítulo 13.1 – Exercício 44) Determine a função vetorial que representa a curva obtida pela interseção das duas superfícies.
O semielipsoide e o cilindro
Ver solução completa(Capítulo 13.1 – Exercício 21) Faça uma correspondência entre as equações paramétricas e os gráficos (identificados com números de I–VI). Justifique sua escolha.
Ver solução completa(Capítulo 13.1 – Exercício 40) Determine a função vetorial que representa a curva obtida pela intersecção das duas superfícies.
O cilindro de e a superfície
Ver solução completa(Capítulo 13.1 – Exercício 41) Determine a função vetorial que representa a curva obtida pela intersecção das duas superfícies.
O cone e o plano
Ver solução completa(Capítulo 13.1 – Exercício 42) Determine a função vetorial que representa a curva obtida pela intersecção das duas superfícies.
O paraboloide e o cilindro parabólico
Ver solução completa(Capítulo 13.2 – Exercício 17)
Determine o vetor tangente unitário T(t) no ponto com valor de parâmetro dado t.
Ver solução completa(Capítulo 13.1 – Exercício 7) Esboce o gráfico da curva cuja equação vetorial é dada. Indique
com setas a direção na qual o parâmetro t cresce.
Ver solução completa(Capítulo 13.1 – Exercício 14) Esboce o gráfico da curva cuja equação vetorial é dada. Indique com setas a direção na qual o parâmetro t cresce.
Ver solução completa(Capítulo 13.1 – Exercício 9) Esboce o gráfico da curva cuja equação vetorial é dada. Indique com setas a direção na qual o parâmetro t cresce.
Ver solução completa(Capítulo 13.2 – Exercício 3)
(a) Esboce o gráfico da curva plana com equação vetorial dada.
(b) Determine r’(t).
(c) Esboce o vetor posição r(t) e o vetor tangente r’(t) para o valor dado de t.
Ver solução completa(Capítulo 13.2 – Exercício 4)
(a) Esboce o gráfico da curva plana com a equação vetorial dada.
(b) Encontre r’(t)
(c) Esboce o vetor posição r(t) e o vetor tangente r’(t) para o valor dado de t.
Ver solução completa(Capítulo 13.2 – Exercício 2)
(a) Faça um esboço grande da curva descrita pela função vetorial , e desenhe os vetores e .
(b) Desenhe o vetor começando em (1, 1) e compare com o vetor
Explique porque esses vetores estão tão próximos um do outro tanto em módulo quanto em direção e sentido.
Ver solução completa(Capítulo 13.2 – Exercício 5)
(a) Esboce o gráfico da curva plana com equação vetorial dada.
(b) Determine r’(t).
(c) Esboce o vetor posição r(t) e o vetor tangente r’(t) para o valor dado de t.
Ver solução completa(Cap. 13.2 - Ex. 24) Determine as equações paramétricas para a reta tangente à curva dada pelas equações paramétricas, no ponto especificado.
Ver solução completa(Cap. 13.2 - Ex. 27) Encontre uma equação para a reta tangente à curva de intersecção dos cilindros e no ponto .
Ver solução completa(Cap. 13.2 - Ex. 29)Determine as equações paramétricas para a reta tangente à curva dada pelas equações paramétricas, no ponto especificado. Ilustre traçando o gráfico da curva e da reta tangente em uma mesma tela.
Ver solução completa(Cap. 13.2 - Ex. 32) (a) Determine o ponto de intersecção das retas tangentes à curva
nos pontos e .
(b) Ilustre traçando o gráfico da curva e ambas as tangentes.
Ver solução completa(Cap. 13.2 - Ex. 34) Em que ponto as curvas e se cruzam? Determine o ângulo de intersecção destas, com precisão de um grau.
Ver solução completa(Cap. 13.3 - Ex. 11) Seja a curva de intersecção do cilindro parabólico e da superfície . Encontre o comprimento exato de da origem até o ponto (6, 18, 36).
Ver solução completa(Cap. 13.3 - Ex. 13) Reparametrize a curva com relação ao comprimento de arco medido a partir do ponto onde na direção crescente de .
Ver solução completa(Cap. 13.3 - Ex. 14) Reparametrize a curva com relação ao comprimento de arco medido a partir do ponto onde na direção crescente de .
Ver solução completa(Capítulo 13.3 – Exercício 17)
(a) Determine os vetores tangente e normal unitários e
(b) Utilize a Fórmula 9 para encontrar a curvatura.
Ver solução completa(Cap. 13.3 - Ex. 49) Determine as equações dos planos normal e osculador da curva no ponto indicado.
Ver solução completa(Cap. 13.3 - Ex. 50) Determine as equações dos planos normal e osculador da curva no ponto indicado.
Ver solução completa(Capítulo 13.4 – Exercício 4) Determine a velocidade, a aceleração e a velocidade escalar da partícula cuja função posição é dada. Esboce a trajetória da partícula e desenhe os vetores velocidade e aceleração para os valores de t especificados.
Ver solução completa(Cap. 13.4 - Ex. 3) Determine a velocidade, a aceleração e a velocidade escalar da partícula cuja função posição é dada. Esboce a trajetória da partícula e desenhe os vetores velocidade e aceleração para os valores de t especificados.
Ver solução completa(Cap. 13.4 - Ex. 15) Determine os vetores velocidade e posição de uma partícula, dadas a sua aceleração, velocidade e posição iniciais.
Ver solução completa