Considere uma região do espaço preenchida por um campo elétrico não uniforme dado por . O eixo de uma superfície cilíndrica, com de comprimento e de diâmetro, está alinhado paralelamente ao eixo , conforme mostrado na figura. Os campos elétricos e , nas extremidades da superfície cilíndrica, têm magnitudes de e , respectivamente, e são direcionados como mostrado na figura. Qual é, aproximadamente, o fluxo de campo elétrico resultante que passa pela superfície cilíndrica?
A)
B)
C)
D)
E)
Passo 1
Falaeee!! Belezinha? Olha.. basicamente nessa questão queremos encontrar o fluxo de campo elétrico resultante que passa pela superfície cilíndrica.
Belezinha, belezinha... mas pelo enunciado a gente vê que o campo elétrico não é uniforme.... e agora, José?? Como a gente acha o fluxo???
É o seguinte... O fluxo de campo elétrico resultante é basicamente a diferença entre o fluxo que entra e o fluxo que sai do cilindro, ou seja:
Agora vamos descobrir quanto vale cada um, belezinha??
Então come on!!!
Passo 2
Bom... podemos encontrar o fluxo sabendo que ele é a intensidade do campo multiplicada pela área atravessada, ou seja, para o fluxo temos:
Onde é a intensidade do campo elétrico que entra no cilindro e é a área da região circular desse (que é dada por , onde é o raio).
Assim, temos:
E, analogamente, para , temos:
Passo 3
Nesse sentido, substituímos e na equação do passo 1:
Ou, podemos aproximar e dizer que
Logo, a alternativa correta é a letra A :)
Entendeu direitinho? Responde aee ;)
Resposta
A)