Uma empresa faz transporte de material por meio de caminhões e o volume de encomendas que ela recebe oscila ao longo do tempo. Admita que, escolhendo ao acaso um dia de trabalho:

• O número de entregas a serem feitas segue uma distribuição de Poisson com média de 5 entregas/dia;

• A empresa pode contratar, por empreitada, trabalhadores autônomos que constam de uma lista de 6 nomes. Todos eles tem a mesma chance p de virem a ser contratados para servir à empresa naquele dia, e há independência entre as decisões de se contratar ou não relativas aos diversos trabalhadores da lista;

• O número de caminhões usados para realizar os serviços naquele dia pode ser igual a: 1 (com probabilidade 0,15), 2 (com probabilidade 0,60), ou 3 (com probabilidade 0,25).

Pergunta-se:

(a) Qual é a probabilidade de que nesse dia sejam feitas no máximo 4 entregas, dado que ocorrerão pelo menos 3 entregas?

Passo 1

a)

Vamos começar criando uma v.a. para representar o número de entregas do dia:

E :     e n t r e g a s   d o   d i a

E sabemos que essas entregas seguem uma distribuição Poisson com média 5:

E   ~   P o i s s o n ( λ   = 5 )

E o que o item pede é a probabilidade de que no dia sejam feitas no máximo 4 entregas ( E ≤   4 ), dado que ocorrerão pelo menos 3 entregas ( E ≥ 3 ), ou seja, uma probabilidade condicional! Escrevendo na fórmula da condiconal temos:

P ( E ≤   4   | E ≥ 3 ) = P ( E ≤   4   ∩ E ≥ 3 ) P ( E ≥ 3 )

Mas pensa comigo, qual seria essa interseção aí dentro de termos no máximo 4 entregas e no mínimo 3 entregas? Quais são os números de entrega que entrariam nessa regra, 4 e 3, certo?! Então temos que:

P ( E ≤   4   ∩ E ≥ 3 ) = P ( E = 3 ) + P ( E = 4 )

E essa probabilidade do número de entregas ser maior ou igual a 3, do denominador da condicional, pode ser escrita como a complementar:

P ( E ≥ 3 ) = 1 - P ( E < 3 ) = 1 - ( P E = 2 + P ( E = 1 ) + P ( E = 0 ) )

Já que, abaixo de 3, podemos ter duas, uma ou zero entregas.

Substituindo isso tudo na fórmula da condicional temos:

P ( E ≤   4   | E ≥ 3 ) = P ( E ≤   4   ∩ E ≥ 3 ) P ( E ≥ 3 ) = P ( E = 3 ) + P ( E = 4 ) 1 - ( P E = 2 + P ( E = 1 ) + P ( E = 0 ) )

Passo 2

Agora podemos usar a fórmula da Poisson para calcular essas probabilidades, lembrando dela:

P ( X = k ) = e - λ . λ k k !

Então, lembrando que nossa média λ vale 5, nossa condicional fica:

P E ≤   4   E ≥ 3 = e - 5 . 5 3 3 ! + e - 5 . 5 4 4 ! 1 - e - 5 . 5 2 2 ! + e - 5 . 5 1 1 ! + e - 5 . 5 0 0 ! = 0,361

Resposta

0,361

Exercícios Resolvidos de Distribuição Poisson

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

O número de pessoas que chegam para tratamento em um pronto-socorro pode ser modelado por um processo de Poisson com taxa de cinco por hora. a. Qual é a probabilidade de exatamente quatro pessoas cheg
Em um processo de Poisson, o que deve acontecer no intervalo de tempo (0,t) e no intervalo (t, t+ ∆ t ) para que nenhum evento ocorra em todo o intervalo (0, t+ ∆ t ) ? Use esta Hipótese e as Hipótese
Deduza a fórmula para a média e o desvio padrão de uma variável aleatória uniforme discreta sobre a faixa de inteiros a, a +1,…, b.
Suponha que apenas 0,10% de todos os computadores de certo tipo apresentem falhas de CPU durante o período de garantia. Considere uma amostra de 10.000 computadores. a. Qual é o valor esperado e o des
Falhas ocorrem no interior de plástico usado em automóveis, seguindo uma distribuição de população, com uma média de 0.02 falha por painel. Se 50 painéis foram de pressionados, qual será a probabilida