Suponha que um livro-texto de 400 páginas apresente um total de 40 erros. Suponha também que os erros estão distribuídos aleatoriamente ao longo do texto. Apresente para cada item uma variável aleatória e um modelo probabilístico adequado para ela. Observe que nos itens (a), (b) e (c) você está modelando uma contagem de eventos em um espaço fixo definido (use Poisson). Calcule a probabilidade de que:

(a) Numa página, aleatoriamente selecionada, não haja erro algum;

(b) Um capítulo de 20 páginas apresente 2 ou mais erros;

(c) Um capítulo de 50 páginas apresente exatamente 3 erros;

(d) Num grupo de 5 capítulos, todos de 20 páginas, exatamente 3 capítulos apresentem 2 ou mais erros.

Passo 1

Ele pediu pra gente usar Poisson pelo menos nos itens (a), (b) e (c) . Vamos então definir nossa v.a. X como sendo o número de erros em uma página:

X   ∼ P o i s s o n ( λ )

Agora a gente tem que lembrar que λ é a média dessa v.a. Como ele disse que em 400 páginas existem 40 erros, a média de erros por página é de 40 / 400   =   0,1   =   λ .

Passo 2

(a) Se ele quer saber a probabilidade de não ocorrer nenhum erro em uma página, temos que calcular P ( X = 0 ) . Usando a fórmula da Poisson:

P ( X = 0 )   = e - 0,1 ⋅ ( 0,1 ) 0 0 !   =   e - 0,1   ≈ 0,9048

Passo 3

(b) Agora ele quer saber a probabilidade de erros em 20 páginas. Aqui vai um bizu: a soma de v.a’s de Poisson independentes ainda é uma Poisson, mas o parâmetro vai mudar. Como assim?

Olha, se em cada página o número de erros é uma v.a. de Poisson com média λ =   0,1 , em 20 páginas o número total de erros é a soma dos erros em cada página.

Então vamos definir nossa v.a. Y como o número de erros em 20 páginas. Assim:

Y   ∼ P o i s s o n (   λ ^ )

Agora outro bizu: o nosso parâmetro novo   λ ^ vai ser a soma dos nossos parâmetros antigos. Então:   λ ^ = 20 ⋅ 0,1   =   2 .  

Passo 4

Ele pede então pra gente calcular P ( Y   ≥   2 ) .

P ( Y ≥   2 )   =   1   -   P ( Y <   2 )  

Mas P ( Y < 2 )   =     P ( Y = 0 )   +   P ( Y = 1 )   =   e - 2 ⋅ 2 0 0 !   +   e - 2 ⋅ 2 1 1 ! ≈ 0,41

Assim, P ( Y   ≥   2 )   =   1 - 0,41   =   0,59

Passo 5

(c) Agora é a mesma ideia do item (b), mas com seu novo parâmetro sendo igual a

λ =   50 ⋅ 0,1   =   5

Vamos chamar de Z a v.a que conta o número de erros em 50 páginas. O que ele quer então é

P ( Z = 3 )   =   e - 5 5 3 3 ! ≈ 0,14

Passo 6

(d) A grande sacada desse item é que cada capítulo conter 2 ou mais erros (ou não) pode ser modelado por uma v.a. de Bernoulli (só tem dois resultados possíveis: ter 2 ou mais erros ou ter menos de dois erros). Como a gente vai ver 5 capítulos, a v.a. que a gente quer usar é a Binomial: experimentos repetidos de Bernoulli.

Agora a gente precisa saber os nossos parâmetros da Binomial: n (número de repetições) e p (probabilidade de sucesso: conter dois ou mais erros).

Como vamos ver 5 capítulos, temos n = 5 . A probabilidade de sucesso foi calculada no item (b): p   =   0,59 .

Passo 7

Vamos chamar de W nossa v.a. que conta o número de capítulos que contém 2 ou mais erros. Assim W   ∼ B i n ( 5 ;   0,59 )

Então queremos P ( W   =   3 ) . Vamos lembrar a fórmula geral da Binomial:

P ( W   =   k )   = n k ⋅ p k ⋅ ( 1 - p ) n - k

→ P ( W = 3 )   = 5 3 ( 0,59 ) 3 ( 0,41 ) 2 = 0.3452

Resposta

  1. 0,9048
  2. 0,59
  3. 0,14
  4. 0,3452

Exercícios Resolvidos de Distribuição Poisson

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

O número de pessoas que chegam para tratamento em um pronto-socorro pode ser modelado por um processo de Poisson com taxa de cinco por hora. a. Qual é a probabilidade de exatamente quatro pessoas cheg
Em um processo de Poisson, o que deve acontecer no intervalo de tempo (0,t) e no intervalo (t, t+ ∆ t ) para que nenhum evento ocorra em todo o intervalo (0, t+ ∆ t ) ? Use esta Hipótese e as Hipótese
Deduza a fórmula para a média e o desvio padrão de uma variável aleatória uniforme discreta sobre a faixa de inteiros a, a +1,…, b.
Suponha que apenas 0,10% de todos os computadores de certo tipo apresentem falhas de CPU durante o período de garantia. Considere uma amostra de 10.000 computadores. a. Qual é o valor esperado e o des
Falhas ocorrem no interior de plástico usado em automóveis, seguindo uma distribuição de população, com uma média de 0.02 falha por painel. Se 50 painéis foram de pressionados, qual será a probabilida