O gráfico abaixo representa o valor da amplitude (em metros) em função da razão entre a frequência angular de uma força periódica externa e a frequência angular de um oscilador harmônico. Sabendo-se que esta força atua sobre o oscilador, a partir da observação do gráfico abaixo, podemos afirmar que:

(a) O gráfico representa o comportamento de um sistema oscilatório forçado com amortecimento desprezível. Uma equação diferencial do tipo x ¨   +   γ x ˙ +   ω 0 2 x   =   F e x t / m não é suficiente para analisar este movimento precisamente.

(b) O gráfico representa o comportamento de um sistema oscilatório forçado com amortecimento desprezível. Uma equação diferencial do tipo x ¨   +   γ x ˙ +   ω 0 2 x   =   F e x t / m é suficiente para analisar este movimento precisamente.

(c) O gráfico representa o comportamento de um sistema oscilatório forçado com fator de amortecimento não desprezível, mas menor que 2 ω 0 . Uma equação diferencial do tipo x ¨   +   γ x ˙ +   ω 0 2 x   =   F e x t / m é suficiente para analisar este movimento precisamente.

(d) O gráfico representa o comportamento de um sistema oscilatório forçado com fator de amortecimento não desprezível, mas menor que 2 ω 0 . Uma equação diferencial do tipo x ¨   +   γ x ˙ +   ω 0 2 x   =   F e x t / m não é suficiente para analisar este movimento precisamente.

(e) O gráfico representa o comportamento de um sistema oscilatório forçado com fator de amortecimento forte e maior do que 2 ω 0 . Uma equação diferencial do tipo x ¨   +   γ x ˙ +   ω 0 2 x   =   F e x t / m é suficiente para analisar este movimento precisamente.

Passo 1

Pelo gráfico podemos ver que a amplitude vai pra infinito quando a razão entre as frequências é 1. Ou seja, quando:

Ω = ω 0

E essa questão tem uma pegadinha! Porque a gente sabe que em oscilações forçadas amortecidas, na ressonância, a amplitude atinge um máximo, mas não vai pro infinito. Isso acontece em oscilações forçadas sem amortecimento.

A amplitude máxima no MHA forçado acontece quando a frequência da força externa é:

Ω = ω 0 - γ 2 2

Como na amplitude máxima:

Ω = ω 0

ω 0 = ω 0 2 - γ 2 2

ω 0 2 = ω 0 2 - γ 2 2

γ = 0

Ou seja, o amortecimento é desprezível.

Nisso a gente já mata todas as alternativas que dizem que o amortecimento não é desprezível (c, d e e).

Agora temos que pensar: a equação do MHA forçado é suficiente pra descrever o movimento?

Não! No MHA forçado, na ressonância, a amplitude atinge um valor máximo, mas não vai pro infinito. Diferente do que tá acontecendo nessa questão, em que as amplitudes tão muito grandes!

Em amplitudes grandes assim, não podemos garantir que vai ter linearidade entre o amortecimento e a força externa. Então não podemos usar a equação do MHA forçado pra descrever o movimento.

A resposta então vai ser a alternativa A.

Resposta

Letra A.

Exercícios Resolvidos de Regime Transitório, Permanente e Ressonância

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

13.21P Um carro sem carga tem massa de 1200kg . Quando dois passageiros, com massa-conjunta de 150kg , entram no carro, sua plataforma sofre um deslocamento de 3,0cm para baixo. O carro, com seus pass
Um corpo de 2,00k g oscila preso a uma mola que tem uma constante de força igual a 400N / m . A constante de amortecimento linear vale b = 2,00k g / s . O sistema é exictado por uma força senoidal de
Um oscilador linearmente amortecido perde 2,00 por cento de sua energia em cada ciclo. (a) Qual é o seu fator Q ? (b) Se sua frequência de ressonância é 300H z , qual é a largura da curva de ressonânc
Suponha que, na Eq. 15-45, a amplitude x m é dada por: x m = F m m 2 ω d 2 - ω 2 2 + b 2 ω d 2 1 / 2 onde F m é a amplitude (constante) da força alternada externa exercida sobre a mola pelo suporte rí
Neste problema, você deve deduzir a expressão para a potência média desenvolvida por uma força de excitação sobre um oscilador forçado.Mostre que a potência instantânea desenvolvida pela força de exci