(Cap 20 – Ex 30) Qual é a variação de entropia de 0,130   k g do gás hélio no seu ponto de ebulição normal quando todo ele condensa isotermicamente em 1,0   L de hélio líquido? (Sugestão: ver a Tabela 17.4 na seção 17.6.)

Passo 1

Falaai galerinha, show de bola?

Bora resolver essa comigo?

A questão pede para calcularmos a variação de entropia do hélio entre o ponto de ebulição e a condensação num processo isotérmico. Como o processo é isotérmico, a temperatura não muda, e o ponto de ebulição é exatamente o ponto de transição do estado liquido para o gasoso. A equação de variação de entropia pode ser escrita na forma:

∆ S = Q T

E o calor expressado através da equação de calor latente:

Q = - m L v

O sinal é negativo porque o hélio perde calor no processo de condensação.

Substituindo na equação da variação de entropia:

∆ S = - m L v T

Passo 2

Usando os dados do hélio da tabela que o enunciado fala, a temperatura de condensação do hélio e o coeficiente de calor latente do hélio, a equação fica:

∆ S = - 0,130   k g 20,9 × 10 3   J / k g 4,216   K

∆ S = - 644   J / K

Resposta

∆ S = - 644   J / K

Exercícios Resolvidos de Variação da Entropia de um Gás Ideal

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Suponha que 1 m o l de um gás monoatômico ideal inicialmente à pressão p 1 e ocupando um volume V 1 seja submetido sucessivamente a dois processos: ( 1 ) uma expansão isotérmica até um volume 2 V 1 e
Suponha que 0,55 m o l de um gás ideal seja expandido isotérmica e reversivelmente nas quatro situações da tabela abaixo. Qual é a variação da entropia do gás para cada situação?
Quanta energia deve ser transferida na forma de calor para uma expansão isotérmica reversível de um gás ideal a 132 ° C se a entropia do gás aumenta de 46,0J / K ?
Suponha que 4,00m o l s de um gás ideal sofrem uma expansão reversível isotérmica do volume V 1 para o volume V 2 = 2,00 V 1 a uma temperatura T = 400K . Determine (a) o trabalho realizado pelo gás e
Uma caixa de 1,0 L contém N moléculas de um gás ideal, e as posições das moléculas são observadas 100 vezes por segundo. Calcule o temo médio que deve decorrer antes que se possa observar toas as N mo