Problemas de Otimização
Considere a elipse de equação e todos os triângulos retângulos construídos com um dos vértices em , um sobre a elipse e o terceiro sobre o eixo , como na figura abaixo. Justifique a existência, dentre esses triângulos, de um com área máxima e determine as medidas de sua base e sua altura.
Passo 1
Olhando para os três pontos, como eu poderia descrevê-los? Um já é dado, . Olhando para os outros, teríamos um que pertence ao eixo que pode ser descrito então por . O terceiro ponto é aquele que pertence à equação da elipse estando necessariamente acima desse ponto do , ou seja, onde está em função de através da equação:
Bom, sabendo disso eu preciso descrever a área do triângulo que está aí. O produto dos módulos dos catetos dividido por me garante já essa área. E qual é o módulo de cada cateto? O que está deitado sobre o eixo pode ser dado pela diferença entre os pontos no eixo.
Cujo módulo é o próprio . O mesmo para o cateto vertical, diferença entre os pontos:
Cujo módulo é mesmo. Daí, escrevemos:
Passo 2
Devemos derivá-la e igualá-la a para buscar pontos críticos. Usamos a Regra do Produto:
Igualando a teremos isso:
Passo 3
Pelo desenho, vemos que visualmente a área quando será (área quando os três pontos estariam coincidentes no ponto ). Sabendo que dali até a área cresceu e depois diminuirá até zerar de novo (quando a área será também) sabemos que o ponto crítico em questão é um ponto de máximo. Senda assim, basta achar as medidas do triângulo: