A figura ao lado mostra três esferas de massas m localizadas nos vértices de um triângulo equilátero de lado L . Uma quarta esfera de massa m 4 está localizada no centro do triângulo. Sabe-se que todas as esferas se mantêm fixas em suas posições. A constante de gravitação universal é dada por G . Quando possível, expresse suas respostas em termos de G , L , m e m 4 .

  1. Considerando que a energia potencial gravitacional é nula no infinito, calcule a energia potencial entre a esfera de massa m localizada no vértice superior do triângulo e a massa central m 4 .
  2. Calcule o valor da força gravitacional resultante que as duas esferas de massa m localizadas nos vértices inferiores do triângulo exercem sobre a esfera central de massa m 4 .
  3. Determine o valor da força gravitacional resultante total a que a massa central m 4 estará submetida por sua interação com todas as três massas m . Justifique sua resposta.

Passo 1

Vamos lá! Podemos começar escrevendo que a energia potencial entre duas partículas, considerando que no infinito a energia é zero, é dada por

U = - G m 1 m 2 r .

Como as massas foram dadas, nosso problema se torna calcular a distância r entre as duas partículas.

Se liga na figura.

Como o nosso r é a hipotenusa do nosso triangulo pequeno, podemos escrever que

c o s 30 ° = L 2 r

r = L / 3

Agora só precisamos substituir os valores na nossa expressão da energia potencial. Daí temos que

U = - G m m 4 L / 3 = -   3 G m m 4 L .

Pronto, acabamos o item (a).

Passo 2

No item (b), ele quer a força resultante que as duas esferas de massa m localizadas nos vértices inferiores exercem sobre a massa m 4 .

A força gravitacional entre duas partículas de massa m 1 e m 2 é dada por

F G = G m 1 m 2 r 2 .

Para melhorarmos a nossa compreensão, podemos fazer um novo desenho indicando as forças.

A distância r entre as esferas da parte de baixo e a esfera do meio é a mesma que usamos no item (a).

r = L 3

Substituindo os valores, podemos escrever que

F 1 = G m m 4 L 3 2

F 2 = G m m 4 L 3 2

Passo 3

Como a força é um vetor, podemos observar na direção e o sentido das forças.

Como os ângulos da direção das forças em relação ao semieixo inferior são iguais, podemos observar que a componente x do vetor F 1 → puxa para a direita na mesma intensidade que a componente x do vetor F 2 → , onde este puxa para a esquerda. Sendo assim, as componentes x se anulam.

Ainda observando a simetria, podemos dizer que a magnitude das componentes em y possuem a mesma magnitude, estão na mesma direção e sentido. Portanto, podemos calcular apenas uma e multiplicar por 2. Sendo assim

F 1 y = F 1 s e n θ = G m m 4 L 3 2 × 1 2 = 3 G m m 4 2 L 2  

Multiplicando esta força por 2, temos

F R y = 3 G m m 4 L 2 .

Passo 4

Como temos um triângulo equilátero com as esferas localizadas em seus vértices, ao colocarmos a massa m 4 no centro do triangulo, as forças que as esferas situadas nos vértices fazem sobre a esfera de massa m 4 terão a mesma intensidade e a resultante será nula, devido a simetria do sistema.

Observe do item (b), que as forças em x se cancelaram. Quando calculamos a força de todas as massas, a resultante que achamos no item (b), se anulará com a força exercida pela esfera superior. Portanto a força resultante é nula.

Resposta

a ) U = -   3 G m m 4 L

b ) F R = 3 G m m 4 L 2 j ^

c )   F R       é   N u l a  

Exercícios de Livros Relacionados

As massas e coordenadas de três esferas são as seguintes: 20k g , x = 0,50m , y = 1,0m ; 40k g , x = - 1,0m , y = - 1,0m ; 60k g , x = 0m , y =- 0,50m . Qual é o módulo da força gravitacional que as t
Qual deve ser a distância entre uma partícula de 5,2 kg e uma partícula de 2,4 kg para que a atração gravitacional entre elas tenha um módulo de 2,3 × 10 - 12 N ?
Miniburacos negros. Talvez existam miniburacos negros no universo, produzidos logo após o big bang. Se um desses objetos, com massa de 1 × 10 11 k g (e um raio de apenas 1 × 10 - 16 m ) se aproximasse
Na Fig. 13-33, três esferas de 5,00 kg estão localizadas a distâncias de d 1 = 0,300 m e d 2 = 0,400 m . Qual é (a) o módulo e (b) a orientação (em relação ao semieixo x positivo) da força gravitacion
Nos Problemas de 65 a 68, você recebe a(s) equação(ções) usada(s) para solucionar cada problema. Em cada caso, você deve: a. Redigir um problema realista para o qual esta seja a equação correta. b. Fa