O diagrama abaixo descreve processos diferentes entre dois estados inicial e final, respectivamente i e f , sofridos por 1 mol de um gás ideal. Considere 1,0   a t m como sendo 1,0   x   10 5   P a .

O que se pode dizer sobre os pontos   a e b do diagrama p - V abaixo?

( a ) Precisa-se adicionar a mesma quantidade de energia interna (ou térmica) a um gás nessas condições para se chegar ao estado f .

( b ) O trabalho para se levar o sistema do estado a para o estado b independe do trajeto escolhido no diagrama.

( c ) Os pontos a e b encontram-se sobre uma mesma isoterma.

( d ) A temperatura em a é menor que a temperatura em b .

( e ) Todas as alternativas acima estão incorretas.

Passo 1

Nessa questão temos que analisar alternativa por alternativa.

A alternativa a diz que dado o gás no estado a ou b , se adcionarmos uma energia interna X , os dois casos chegaram no estado f .

Bem isso não é verdade, primeiro que a energia interna é uma função de estado então depende apenas do estado inicial e final. Visto que esse a e b são estados diferentes, não tem como com a mesma energia interna chegarem ao mesmo estado final.

Passo 2

A alternativa b diz que o trabalho é o mesmo independente do caminho, o que é errado. O trabalho é a área sob a curva que representa a transformação do gás. Então podemos ver que o trabalho realizado pelo caminho a i b é muito menor que o trabalho realizado no caminho a f b .

Passo 3

A alternativa c diz que ambos os estados tem a mesma temperatura. Bem para isso temos que calcular a temperatura em cada estado. Para isso vamos usar a equação geral dos gases:

P V = n R T

Isolando a temperatura temos:

T = P V n R

A pressão e volume vemos no gráfico e o número de mols o enunciado forneceu. Usando R = 0,082   a t m . L / m o l K  

Assim a temperatura no estado a é:

T a = P a . V a n R = 3.1000.10 - 3 1.0,082

T a = 36,58   K

E a temperatura no estado b é:

T b = P b . V b n R = 1.3 000.10 - 3 1.0,082

T b = 36,58   K

Bem, T a = T b então, sim o estado a está na mesma isotérmica do estado b .

A alternativa c está correta e a ( d ) obviamente está errada, pois as temperaturas são iguais.

Resposta

Alternativa c  

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule o trabalho realizado por um agente externo durante uma compressão isotérmica de 1,00m o l de oxigênio de um volume de 22,4L a 0 ° C e 1,00a t m para um volume de 16,8L .
Uma amostra de um gás ideal sofre uma expansão de uma pressão e volume iniciais de 32a t m e 1,0L para um volume final de 4,0L . A temperatura inicial é 300K . Se o gás é monoatômico e a expansão é is
O calor Q flui para dentro do gás monoatômico ideal, e o volume aumenta enquanto a pressão é mantida constante. Que fração da energia calorífica é usada para realizar trabalho de expansão do gás?
Considere a seguinte série de processos quase-estáticos pelos quais um sistema passa sequencialmente: (1) uma expansão adiabática, (2) uma expansão isotérmica, (3) uma compressão adiabática e (4) uma
Um gás ideal sofre um processo durante o qual P V = c o n s t a n t e e o volume do gás diminui. A temperatura aumenta, diminui ou permanece a mesma durante este processo? Explique.