Um mol de um gás ideal monoatômico pode atingir o mesmo estado final através de três processos distintos como mostrado no gráfico abaixo.
Dados e .
O calor absorvido pelo gás no processo B é:
A) -1,9 J
B) -1,1 J
C) 0 J
D) 1,1 J
E) 1,9 J
Passo 1
Queremos calcular o calor absorvido, para isso vamos usar a primeira lei da termodinâmica:
Passo 2
Se fizermos “pi-vi-ti po-vo-to” entre o ponto inicial e o final:
Obtemos que . Isso significa que a energia térmica não varia.
Então,
Basta calcular o trabalho sobre o gás!
Passo 3
Lembre-se que
Que no diagrama PV é a área embaixo do gráfico. Como o volume aumenta, o trabalho é negativo.
No gráfico, a área abaixo do processo B é um trapézio de base maior , base menor e altura . Então,
Substituindo os valores
Como
Resposta
E) 1,9 J
Exercícios de Livros Relacionados
Calcule o trabalho realizado por um agente externo durante uma compressão isotérmica de 1,00m o l de oxigênio de um volume de 22,4L a 0 ° C e 1,00a t m para um volume de 16,8L .
Uma amostra de um gás ideal sofre uma expansão de uma pressão e volume iniciais de 32a t m e 1,0L para um volume final de 4,0L . A temperatura inicial é 300K . Se o gás é monoatômico e a expansão é is
O calor Q flui para dentro do gás monoatômico ideal, e o volume aumenta enquanto a pressão é mantida constante. Que fração da energia calorífica é usada para realizar trabalho de expansão do gás?
Considere a seguinte série de processos quase-estáticos pelos quais um sistema passa sequencialmente: (1) uma expansão adiabática, (2) uma expansão isotérmica, (3) uma compressão adiabática e (4) uma
Um gás ideal sofre um processo durante o qual P V = c o n s t a n t e e o volume do gás diminui. A temperatura aumenta, diminui ou permanece a mesma durante este processo? Explique.