Quando uma amostra de gás ideal num recipiente lacrado sofre uma expansão isobárica
- sua energia térmica não varia
- não há realização de trabalho
- não há trocas de calor entre o gás e a vizinhança
- sua temperatura deve aumentar
- sua pressão deve aumentar
Passo 1
Pessoal imagina ai comigo que temos um gás dentro de um recipiente fechado, e sua pressão também se mantém constante devido a ser uma expansão isobárica.
Sabemos que:
Então há variação de volume e numa expansão é necessária realizar trabalho para que isso aconteça.
Segundo a primeira lei, se há realização de trabalho há variação da energia interna do gás. Logo, a temperatura deve aumentar para que haja expansão do gás.
Resposta
Letra D
Exercícios de Livros Relacionados
Calcule o trabalho realizado por um agente externo durante uma compressão isotérmica de 1,00m o l de oxigênio de um volume de 22,4L a 0 ° C e 1,00a t m para um volume de 16,8L .
Uma amostra de um gás ideal sofre uma expansão de uma pressão e volume iniciais de 32a t m e 1,0L para um volume final de 4,0L . A temperatura inicial é 300K . Se o gás é monoatômico e a expansão é is
O calor Q flui para dentro do gás monoatômico ideal, e o volume aumenta enquanto a pressão é mantida constante. Que fração da energia calorífica é usada para realizar trabalho de expansão do gás?
Considere a seguinte série de processos quase-estáticos pelos quais um sistema passa sequencialmente: (1) uma expansão adiabática, (2) uma expansão isotérmica, (3) uma compressão adiabática e (4) uma
Um gás ideal sofre um processo durante o qual P V = c o n s t a n t e e o volume do gás diminui. A temperatura aumenta, diminui ou permanece a mesma durante este processo? Explique.