UFRJ- Física 3 – SC 2018.1 - DIURNO - 4
Considere um anel circular condutor, situado no plano e centrado na origem, imerso em um campo magnético uniforme , como mostrado na figura abaixo. O anel então é aquecido, de modo que o seu raio varia no tempo como , onde e são constantes positivas. Além disso, o campo magnético também varia no tempo como , onde também é uma constante positiva.
- Determine o fluxo magnético através da área definida pelo anel em um instante .
- Determine a intensidade e o sentido da força eletromotriz induzida no anel no mesmo instante.
Passo 1
Vamos primeiro tentar entender o que está acontecendo aqui. Como o raio do anel está aumentando com o tempo, a área através da qual o campo magnético passa também está variando com o tempo. Além disso, a intensidade esse campo magnético também está aumentando com o tempo.
Com isso, o fluxo magnético aumenta com o tempo por duas razões combinadas: o campo magnético aumenta com o tempo e ele atravessa uma área cada vez maior com o tempo. Por isso, vai aparecer uma fem induzida que vai se opor à variação temporal desse fluxo.
Passo 2
a) Agora, o problema diz para nós que o campo magnético é uniforme, o que significa que ele tem o mesmo valor em todos os pontos do espaço para cada instante de tempo . Então fica ligado, vamos repetir essa ideia com cuidado:
“
”
Essa observação é muito importante, pois é isso que nos permite tirar o vetor da integral do fluxo magnético através da área e escrever o seguinte:
mostrando o produto escalar entre e , e é o vetor área que é perpendicular ao plano da página.
Para continuar, vamos colocar no mesmo sentido do campo magnético, ou seja:
Assim, é paralelo ao campo e o fluxo magnético pode ser simplificado para:
que mostra, explicitamente, que o fluxo magnético aumenta com o tempo, uma vez que .
Passo 3
b) Pela lei de Faraday, a força eletromotriz induzida no anel é dada por:
que podemos simplificar um pouco mais realizando as derivadas
que por fim, resulta em:
já que , são constantes positivas.
Note que a fem é positiva para qualquer , o que implica que o seu sentido corresponde ao sentido positivo dado pela regra da mão direita a partir do vetor unitário normal ao plano do anel, que é . Este sentido é anti-horário. Este resultado também pode ser inferido a partir da lei de Lenz, notando que, embora a área do anel esteja crescendo com o tempo, a intensidade do campo magnético está caindo mais rapidamente, de forma que o fluxo está decrescendo com o tempo . Para compensar esta variação, a corrente induzida deve produzir um campo cuja componente tenha o mesmo sentido de , o que corresponde ao sentido anti-horário.
Resposta
- sentido anti-horário.