Efeito Dopler
Marque a opção que indica quais das afirmativas abaixo estão CORRETAS:
- frequência do som emitido pela sirene de uma ambulância em movimento depende da direção do movimento em relação ao observador.
- Você está num concerto ao ar livre com o vento soprando a dos músicos até você. O som que você escuta sofre desvio devido ao Efeito Doppler.
-Um chicote estala porque a sua extremidade livre pode se mover mais rápido que a velocidade do som no ar.
- Somente
- Somente
- Somente
- Somente e
- Somente e
Passo 1
Vamos analisar cada uma:
- Tá mais ou menos correta, na verdade, a afirmativa foi mal formulada. Veja só:
Se a frequência que ele tá falando é a frequência emitida, então a alternativa está errada. Por que? Bom, a frequência emitida é a frequência da fonte. Ela não depende do observador.
Maaaas, se a frequência for a frequência observada, ou seja, a frequência “vista” pelo o observador, ai entra em campo o efeito Doppler.
Nós sabemos que o efeito Doppler é calculado pela fórmula:
Ai você vai ter que saber a direção sim, porque só assim você vai saber se ela tá se afastando ou se aproximando do observador.
Então:
Falsa e Verdadeira.
Passo 2
- Falsa: O efeito Doppler só acontece quando há o movimento relativo entre fonte e observador. Se não houver isso, a velocidade do ar não importa.
Passo 3
- Verdade, isso acontece também com jatos: Já ouviu falar de um jato que estava ultrapassando a barreira do som? Então, quem já presenciou isso, notou que isso gera um barulhão, um estrondo.
É a mesma coisa com a ponta do chicote. O nome desse efeito é estrondo sônico, e ocorre sempre que um objeto se move acima da velocidade do som.
Resposta
c) ou e)