Numa colisão perfeitamente elástica entre dois corpos rígidos:
(A) O momentum (momento linear) de cada objeto se conserva.
(B) A energia cinética de cada objeto se conserva.
(C) O momentum (momento linear) do sistema (corpo 1+corpo 2) se conserva e a energia cinética do sistema não se conserva.
(D) Tanto a energia cinética quanto o momentum (momento linear) do sistema se conservam.
(E) A energia cinética do sistema se conserva, mas o momentum (momento linear) do sistema não se conserva.
Passo 1
Fala turminha, tudo em cima? Bora lá resolver essa questão. Bem, partindo do começo da questão, vocês sabem o que são colisões perfeitamente elásticas? Elas são colisões bem peculiares dentro da física. Isso porque quando essa colisão ocorre, duas principais coisas acontecem: após o choque, a velocidade das partículas muda de direção, mas a velocidade relativa entre os dois corpos mantém-se igual. Se liga nessa figura:
Passo 2
Portanto, já que essa colisão conserva as velocidades, consequentemente a energia cinética do sistema se conserva, já que a energia cinética é dada por:
Com isso só sobra os itens b) e d). Mas, tem um que é mais completo, porque nessa colisão ainda se conserva o momento linear desses corpos, porque a velocidade relativa entre eles também se conserva. Sendo assim, o item d) é o correto!
E é isso, ficamos por aqui! Se você gostou, ou ainda ficou alguma dúvida na questão, dá um feedback pra gente! Vamos adorar te responder