Dê um exemplo de uma partícula que tem energia cinética constante mas está acelerada. Pode uma partícula não acelerada ter energia cinética variável? Caso afirmativo, dê um exemplo.

Passo 1

Uma partícula que se move ao longo de um caminho circular a uma velocidade constante tem energia cinética constante, mas está acelerando porque a sua velocidade (não se esqueça de que estamos falando de um vetor! ) está mudando continuamente de direção.

Passo 2

Não, porque se a partícula não está acelerando, a força resultante agindo sobre ele deve ser zero e, consequentemente, nenhum trabalho é feito sobre ele e sua energia cinética deve ser constante.

Resposta

U m a   p a r t i c u l a   e m   m o v i m e n t o   c i r c u l a r .

N ã o

Exercícios de Livros Relacionados

Em 10 de agosto de 1972, um grande meteorito atravessou a atmosfera sobre o oeste dos Estados Unidos e Canadá como uma pedra que ricocheteira na água. A bola de fogo resultante foi tão forte que pôde
10.4. Se a velocidade de uma partícula aumentar por um fator de 3, por que fator irá variar sua energia cinética?
03. Quanto vale a velocidade de um carro pequeno de 1.000k g que possui a mesma energia cinética de um caminhão de 20.000k g que trafega a 25k m / h ?
01. Qual objeto possui maior energia cinética: uma bala de 10g disparada a 500m / s ou um estudante de 75k g correndo a 5,5m / s ?
7. A massa de um átomo de oxigênio é quatro vezes maior do que a de um átomo de hélio. Em uma experiência, um átomo de hélio e outro, de oxigênio, possuem a mesma energia cinética. Qual é a razão v H