UFRJ, Sem Campus, Cálculo 2, Exercícios de equações diferenciais separáveis, Questão 11
Certa pessoa infectada por uma doença contagiosa introduziu-se numa população saudável de 999 pessoas. O mal se espalhou por contato, conseguindo-se deduzir a lei de propagação y’(t) = βyx onde t = tempo é medido em meses, y(t) é o número de pessoas infectadas no instante t e x(t) é o número de pessoas não infectadas no instante t. Considerando que uma pessoa infectada permanecerá doente durante todo o tempo e que 100 pessoas serão infectadas 12 meses após o início do processo de contágio, pergunta-se: Quanto tempo será necessário para que a metade da população esteja infectada?
Passo 1
Eaew, tudo certinho contigo?
Temos que uma certa pessoa infectada por uma doença contagiosa introduziu-se numa população saudável de 999 pessoas. O mal se espalhou por contato, conseguindo-se deduzir a lei de propagação y’(t) = βyx onde t = tempo é medido em meses, y(t) é o número de pessoas infectadas no instante t e x(t) é o número de pessoas não infectadas no instante t. Temos que responder a pergunta: Quanto tempo será necessário para que a metade da população esteja infectada?
Vamos montar a equação diferencial envolvida, resolvê-la pelo método de separação de variáveis. E então avaliar qual instante de tempo corresponde a y igual a metade da população. Bora lá!
Passo 2
Primeiro, temos que a lei de propagação é
sendo que podemos escrever uma relação para o número de pessoas saudáveis em termos do número de pessoas infectadas , pois
Então, a equação diferencial fica
Podemos resolver essa equação diferencial pelo método de separação de variáveis, que consiste em separar cada variável de um lado da equação e integrar:
Passo 3
Integrando do lado direito:
Integrando do lado esquerdo temos uma integral de frações parciais
Resolvendo o sistema, temos que , então, substituindo e integrando
Voltando,
tomando a exponencial de ambos os lados
Isolando
Passo 4
Agora vamos utilizar as condições
e
Lembrando que o tempo é medido em meses. Substituindo
e
Tomando o de ambos os lados
Então,
É a expressão para o número de pessoas infectadas em função do tempo.
Passo 5
Agora vamos calcular o tempo para que metade da população seja infectada,
Tomando o de ambos os lados
Então,
Esse é o tempo para metade da população ser infectada.
A questão foi isso! Te vejo na próxima! Tchau Tchau!
Resposta
.