UFRJ – Cálculo 2 – Lista de Integral e EDO – Questão 13
Sabe-se que um certo material radioativo se desintegra a uma taxa proporcional à quantidade presente. Observa-se que um bloco deste material, que originalmente tinha , depois de ficou apenas com r. Encontre uma expressão para a massa do bloco em função do tempo. Calcule a meia-vida do material.
Passo 1
Eaew, tudo certinho contigo?
Temos que um certo material radioativo se desintegra a uma taxa proporcional à quantidade presente. O enunciado pede para encontrar uma expressão para a massa do bloco em função do tempo calcular a meia-vida do material.
Vamos montar a equação diferencial envolvida, resolvê-la pelo método de separação de variáveis. Bora lá!
Passo 2
Primeiro, como temos que a taxa de desintegração do material é proporcional à quantidade presente, podemos escrever a seguinte equação diferencial para a sua massa:
sendo a massa do material medida em gr, e o instante de tempo medido em anos. Podemos resolver essa equação diferencial pelo método de separação de variáveis, que consiste em separar cada variável de um lado da equação e integrar:
Integrando,
Tomando a exponencial dos dois lados, temos
sendo . Beleza?
Passo 3
Agora vamos utilizar as condições
e
Substituindo
e
Isolando
Tomando o de ambos os lados
Então,
É a expressão para a massa em função do tempo
Passo 4
Agora vamos calcular o tempo de meia vida, que é o tempo que leva para a massa ser reduzida para a metade da sua quantidade inicial
Tomando o de ambos os lados
Então,
Esse é o tempo de meia vida.
E é isso! Espero ter ajudado!
Resposta
e .