(Capítulo 5.9 – Exercício 51) Na Fig. 5-48, três blocos conectados são puxados para a direita sobre uma mesa horizontal sem atrito por uma força de módulo . Se , e , calcule (a) o módulo da aceleração do sistema, (b) a tensão e (c) a tensão
Passo 1
E aíí gente, belezinha? Vamos lá pra mais uma!
Este é um tipo de questão conhecida como questão cascata, na qual a gente vai descobrindo um, substituindo no outro e no outro e no outro...
Para fazer esta questão, precisamos usar a segunda lei de Newton:
Lembrando sempre que podemos aplicá-la para cada componente, eixo por eixo, para facilitar a notação e os cálculos ficarem mais organizados.
Esta questão nos deu a massa dos três blocos do sistema (, , ), o módulo da tensão no bloco () e, a partir desses dados, nos pede a aceleração do sistema, a tensão e a tensão , então vamos lá?
Passo 2
a) Para determinar a aceleração dos blocos, podemos considerar todos os blocos como um sistema, pois aí a única força externa será no eixo , então:
Substituindo os valores conhecidos e isolando :
Passo 3
b) Para determinar a tensão vamos escrever a segunda lei de Newton somente para o bloco , lembrando que a aceleração do sistema é a mesma para todos os blocos, pois eles andam juntos, show?
Substituindo os valores conhecidos:
Passo 4
c) Para determinar , faremos de maneira análoga a e aplicaremos a segunda lei de Newton somente para o bloco , porém aqui temos que ter um cuidado, não esquecer de colocar a reação de . Pela terceira lei de Newton, atua sobre o bloco , porém com sentido trocado, assim:
Isolando e substituindo os valores conhecidos:
E é isso aíí
Resposta
- ;
- ;
- .