Em explosões nucleares há essencialmente uma liberação instantânea de energia E em uma pequena região do espaço. Isso produz uma onda de choque esférica, com a pressão dentro da onda de choque milhares de vezes maior que a pressão inicial do ar. Para identificar a dependência do raio R da onda de choque com o tempo, responda os itens abaixo:

a) Discuta porque as quantidades relevantes são E , t e a densidade do ar ρ .

Passo 1

Fala, galera! Vamos resolver essa questão!

O enunciado pediu pra gente discutir o motivo das quantidades relevantes na obtenção do raio ( R ) de uma onda de choque serem a energia E , o tempo t e a densidade do ar ρ .

Pra isso, vamos entender o que é uma onda de choque e ver como essas variáveis de relacionam.

Vamos lá!

Passo 2

Galera, uma onda de choque é caracterizada por ser um distúrbio em propagação, onde propriedades como velocidade, pressão, temperatura ou densidade variam de maneira abrupta e quase descontínua. Esta onda pode ocorrer tanto em meios físicos, propagando-se de maneira mecânica, quanto em campos como elétrico e o campo magnético.

Nessa variação abrupta de velocidade, pressão, temperatura ou densidade, temos a liberação instantânea de energia E em uma pequena região do espaço, definida por um raio R . Dessa forma, a quantidade de energia gerada, juntamente com o tempo de propagação e a densidade ambiente vão interferir diretamente no tamanho da onda e, consequentemente, no tamanho do raio. Fechou?!

Valeu, galera! Até a próxima! 😉

Resposta

E x p l i c a ç ã o   n o s   p a s s o s

Exercícios de Livros Relacionados