USP, Sem Campus, Física 1, Listas de Física 1 - USP - Lista de Exercícios 1, Questão 1
Para medir o volume de chuva utilizamos um aparelho chamado de pluviômetro. Este é destinado a medir, em milímetros (), a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu em uma área de . Para chuvas moderadas, o valor esperado é de . Nos dias e de Fevereiro de , São Sebastião e outras cidades do litoral norte passaram por chuvas intensas, as quais foram classificadas como eventos climáticos extremos, pois as estações meteorológicas registraram índices acima de . Estime quantos dias de chuvas moderadas correspondem à quantidade de chuva que ocorreu no litoral norte nos dias e de Fevereiro.
Passo 1
Fala, galera! Vamos resolver essa questão!
O enunciado nos disse que choveu em uma determinada região e que isso foi classificado como um evento climático extremo. Então, sabendo que o valor para chuvas moderadas é , nós precisamos descobrir quantos dias de chuva moderada equivalem a esse período de chuvas intensas em São Sebastião.
Para saber isso, primeiro precisamos descobrir quanto chove em um dia de chuva moderada, em milímetros. Depois, nós podemos fazer uma regra de três simples para verificar em quantos dias nós teríamos o valor de .
Vamos lá!
Passo 2
Sabendo que para chuvas moderadas, o valor esperado é de e um dia tem , podemos fazer a correspondência:
Fazendo essa regrinha de três simples, temos:
Isso quer dizer que em dias moderados, chove .
Passo 3
Agora, se em um dia moderado chove , em quantos dias moderados vai chover ? Fazendo essa relação, temos:
Calculando na regra de três, temos:
Logo,
Portanto, chuvas moderadas correspondem à quantidade de chuva que ocorreu no litoral norte nos dias e de Fevereiro.
Valeu, galera! Até a próxima! 😉