Uma corrente i passa em cada um dos três fios retilíneos longos, situados nos vértices de um triângulo equilátero. Os fios são perpendiculares ao plano que contém o triângulo, conforme mostra a figura. Desconsiderando o campo magnético terrestre, a orientação de uma bússola colocada no ponto P fica:

Passo 1

Como mostra na figura abaixo, o ponto P está sobre o eixo y que passa pelo fio 1. Como P está sobre essa reta, então ele está à mesma distância d dos fios 2 e 3 desenhados.

Bom, como todos três fios são muito longos, o vetor campo magnético que eles criam no ponto P é sempre perpendicular à reta que liga esses fios ao ponto P , como desenhamos na figura acima.

Agora, o campo  B → 1 em P produzido pela corrente i que está saindo da página tem a mesma direção e sentido do eixo + O x , como está na figura. Já as correntes i dos fios 2 e 3 produzem, respectivamente, os campos B → 2 B → 3 e ambos fazem o mesmo ângulo com a direção + O x . Por isso, a componente y de  B → 2 B → 3 , que têm mesmo módulo e sentidos contrários, se cancelam, o que significa também que o campo resultante não terá componente ao longo do eixo y , já que   B → 1 também não tem componente nessa direção.

Portanto, o campo resultante  B → R = B → 1 + B → 2 + B → 3   estará apenas na direção e sentido do eixo + O x , como indicado na figura. Assim, uma bússola colocada sobre o ponto P vai se orientar com o seu polo norte apontando na direção e sentido de B → R e o polo sul no sentido contrário.

Por isso, a resposta correta é a letra c.

Resposta

Letra c.

Exercícios de Livros Relacionados