Sejam dois fios longos retilíneos que conduzem correntes estacionárias de mesma intensidade e mesmo sentido. Eles são paralelos entre si e estão separados por uma distância , conforme a figura.
Podemos dizer que o sentido do campo magnético resultante nos pontos P, Q e R (quando não nulo) é:
a) P: para direita; Q: para baixo; R: para direita.
b) P: nulo; Q: para cima; R: para esquerda.
c) P: nulo; Q: nulo; R: para cima.
d) P: para esquerda; Q: para baixo; R: nulo.
e) P: nulo; Q: para baixo; R: nulo.
Passo 1
Fala galerinha, beleza?
Nesse problema você precisa lembrar um pouco do campo produzido por um fio infinito:
Você deve apontar o dedão da sua mão direita no sentido da corrente e girar a mão (envolvendo o fio). Assim você encontra o sentido das linhas de força do campo magnético produzido pelo fio.
Passo 2
Para resolver o problema, vamos achar primeiro as direções e sentido do campo magnético produzido pelo fio de cima nos pontos P, Q e R. Para isso, desenhamos círculos centrados no fio de cima e que passam pelos pontos mencionados. Repare que o círculo vermelho passa por P e R, enquanto o verde passa por Q:
Pela regra da mão, as curvas são percorridas no sentido anti-horário (repare que a corrente aponta para fora da tela). Com isso, desenhamos os vetores campo magnético produzidos por esse fio em cada ponto.
A seguir, fazemos o mesmo traçando as circunferências centradas no fio de baixo:
Repare que os vetores em vermelho e verde do caso anterior foram mantidos.
Daí, é só fazer a soma de vetores que percebemos que no ponto P o campo será nulo, enquanto no ponto R ele deve apontar para esquerda e no ponto Q para cima. Com isso, chegamos na alternativa B 😉.
Resposta
Alternativa B.