A intensidade da força magnética entre dois condutores retilíneos muito longos e ambos comprimento L , dispostos paralelamente um ao outro, afastados de uma distância d e percorridos por correntes elétricas de intensidades i 1 e i 2 , é dada pela equação:

F = μ 0 L i 1 i 2 2 π d     .

Dois condutores idênticos estão dispostos paralelamente, como mostra a figura. Se a distância entre estes condutores passar a ser o dobro da inicial, eles irão _______________ com uma força de intensidade _________________.

  1. Repelir-se; 2 F .
  2. Repelir-se; F / 2 .
  3. Atrair-se; 2 F .
  4. Atrair-se; F / 2 .
  5. Atrair-se; F .

Passo 1

Primeiro, vamos olhar para o módulo da nova força F n o v a quando a nova distância for d n o v a = 2 d . Se a gente joga isso na expressão que o problema dá, teremos que:

F n o v a = μ 0 i 1 i 2 L 2 π 2 d = 1 2 F   .

Passo 2

Agora, vamos ver como fica o sentido da força em cada um dos fios. Na posição do fio 2 que tem corrente i 2 , a corrente i 1 gera um campo magnético B → 1   que está entrando no plano da página. Como a força   F → 2 neste fio 2 é dada por:

F → 2 = i 2   L →   ×   B → 1   ,

sendo   L → um vetor na direção e sentido da corrente i 2 ,   F → 2 será uma força que vai apontar para cima puxando o fio 2 para mais próximo do fio 1.

O mesmo acontece para a força  F → 1 = i 1   L →   ×   B → 2 , que vai estar para baixo se aproximando do fio 2, pois o campo produzido pelo fio 2 está saindo da página.

Por isso, os fios vão se atrair, já que as correntes em ambos estão no mesmo sentido e direção.

Resposta

Letra d.

Exercícios de Livros Relacionados