Cristais de clorato de sódio são fáceis de crescer no formato de cubos permitindo uma solução de água e clorato de sódio evaporar vagarosamente. Se V for o volume de cada cubo com comprimento de lado x :

Mostre que a taxa de variação do volume de cada cubo em relação ao comprimento da aresta é igual a metade da área da superfície do cubo.

Passo 1

E aí, gente!! Tudo bem? Vamos para mais um desafio?

Essa questão pede pra gente fazer uma comprovação do seguinte: a taxa de variação do volume do cubo com relação à área, d V d x , é igual a metade da área superficial do cubo.

Então primeiro, nós precisamos calcular d V d x em um determinado valor de x. E depois vamos ver se é igual à metade da área.

Mas a gente só consegue calcular d V d x , se encontrar uma equação que consiga correlacionar o volume do cubo com o tamanho do seu lado.

Passo 2

Sabemos que o volume do cubo está diretamente relacionado com seu lado pela equação:

V = x 3

Então se queremos conhecer d V / d x , basta derivarmos o volume em função de x :

d V d x = 3 x 2

Agora vamos comparar com a área superficial!

Passo 3

Um cubo possui 6 faces, e cada face tem lado x . A área superficial A s   de cada lado é igual a x 2 , ou seja, como temos 6 faces, a área superficial total do cubo será a soma das áreas de suas 6 faces.

A s = 6 x 2

O enunciado disse que precisamos demostrar que d V / d x é igual a metade da área superficial do cubo.

Ou seja, se a A s = 6 x 2 , temos que a metade da área superficial do cubo será dada por:

M e t a d e   d e   A s = 1 2   6 x 2 = 3 x 2

Note que temos então:

d V d x = 3 x 2 = M e t a d e   d e   A s

Resposta

D e m o n s t r a ç ã o

Exercícios Resolvidos de Taxa Relacionada – Casos Clássicos

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Um meteorito entra na atmosfera da Terra e queima a uma taxa que, em cada instante, é proporcional à área de sua superfície. Supondo que o meteorito é sempre esférico, mostre que o raio decresce a uma
37. No exercio 36, se o nível de água estiver decrescendo a uma taxa de 25cm/min quando a profundidade é de 3m, com que velocidade a água está sainda da tina?
39. O volume de um balão está decrescendo a uma taxa proporcional à sua área superficial. Mostre que o raio do balão diminui a uma taxa constante.
Um tanque com a forma de cone invertido está sendo esvaziado a uma taxa de 6m 3 / m i n . A altura do cone é de 24 m e o raio da base é de 12 m . Ache a velocidade com que o nível de água está baixand
30. A demanda por um determinado tipo de cereal é dada peal equação p x + 50 p = 16.00 0 onde x milhares de caixa são demandados quando o preço por caixa for p. Se o preço corrente for de $1,60 por ca