A lei de Boyle estabelece que quando uma amostra de gás é comprimida a uma temperatura constante, o produto da pressão e do volume permanece constante: P V = C

Uma amostra de gás está em um recipiente a baixa pressão e é regularmente comprimida a temperatura constante por 10 min. O Volume decresce mais rapidamente no início ou final dos 10 minutos. Explique.

Passo 1

E aí, gente!! Tudo bem? Vamos dar uma olhadinha equação que encontramos na letra (a) e em cima dela discutir sobre o fenômeno físico.

Passo 2

d V d P = - C P 2

A variação de volume com a pressão é dada por essa equação aí. Dá uma olhadinha no seguinte, se a gente aumenta a pressão, o valor de d V d P diminuiria em MÓDULO, porém, como temos ali um sinal de menos na frente, isso implica que quanto maior a pressão exercida, maior será a variação de d V d P . Então conforme o tempo vai passando, a pressão dentro do recipiente vai aumentando e por consequência, d V d P também vai aumentando. Em outras palavras, o volume vai decrescer mais rapidamente quanto mais próximo do final dos 10 min.

Resposta

E x p l i c a ç ã o

Exercícios Resolvidos de Taxa Relacionada – Casos Clássicos

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados