(Capítulo 10.4 – Ex. 16) Um disco gira em torno do eixo central partindo do repouso com aceleração angular constante. Em um certo instante, está girando a ; após 60 revoluções, a velocidade angular é . Calcule (a) a aceleração angular, (b) o tempo necessário para completar 60 revoluções, (c) o tempo necessário para atingir a velocidade angular de e (d) o número de revoluções desde o repouso até o instante em que o disco atinge uma velocidade angular de .
Passo 1
Faaaaala, galerinha! Tudo certinho? Bora lá resolver mais uma questão!!
Então pessoal, esse exercício aqui é daqueles bem típicos de rotação. Aqui vamos ter somente um disco girando em um eixo, e o que precisaremos calcular será referente a ele, e somente ele. Vamos começar então!
Vamos supor que o disco está girando no sentido anti-horário (positivo). O disco parte do repouso () no instante, e, como a velocidade angular aumenta com o tempo, sabemos que a aceleração angular é positiva.
No instante , a velocidade angular é e no instante a velocidade angular é .
No intervalo , o disco descreve.
Agora que já temos umas informações básicas, vamos começar pelo item (a).
Podemos calcular α, que é a aceleração angular, usando a seguinte equação:
Como o enunciado nos forneceu todos os valores necessários para calcular a partir da fórmula acima, basta substituirmos:
Prontinho! Bora pro item (b)!
Passo 2
Bom pessoal, para o item (b), podemos calcular usando a seguinte equação:
Isolando o na fórmula acima, e substituindo os valores, vamos ter que:
Passo 3
Bom galera, partindo para o item (c), podemos calcular usando a seguinte equação:
Substituindo os valores e isolando temos:
Passo 4
Por fim, qualquer equação da Tabela 10-1 da literatura que envolva pode ser usada para calcular (o deslocamento angular no intervalo ); aqui, vamos escolher a Eq. 10-14 que está representada aqui embaixo:
Prontinho, pessoal! Pra essa questão é isso! Bora resolver mais uma?
Resposta
a)
b)
c)
d)