( a ) Na figura abaixo, r e s são retas paralelas, a distância entre elas é 2 , C é um ponto fixo de s , A e B são pontos fixos de r e a distância entre eles é 1 . É possível encontrar um ponto D na reta s , de modo que o segmento B D intercepte A C e que a soma das áreas dos triângulos sombreados na figura seja mínima? E máxima? Nos casos em que a resposta for afirmativa, encontre a altura h do triângulo A B P .

Passo 1

Seguindo os nomes que ele nos deu ali, podemos chamar a altura do triângulo de baixo de h e sua base de 1 . A altura do outro triângulo será a diferença entre a distância entre as retas e h , ou seja, 2 - h . Podemos chamar a base do triângulo de cima de b . Ora, teríamos a seguinte fórmula para a soma das áreas:

A = h 1 2 + 2 - h x 2

Porém, nessa situação temos duas variáveis na equação, h e x . Ora, como vincular x e h ?

Estamos trabalhando com retas paralelas! Isso significa que se uma terceira reta as corta, os ângulos formados com cada uma das duas retas paralelas será igual. Concluímos que o ângulo B ^ e o ângulo D ^ são iguais, bem como A ^ e C ^ tem o mesmo valor. Os triângulos, portanto, são semelhantes! Assim, as alturas e as bases deles mantêm a mesma proporção:

h 1 = 2 - h x

x = 2 - h h

A = h 2 + 4 - 4 h + h 2 2 h

A = h 2 + 2 h - 2 + h 2

A h = h + 2 h - 2

Passo 2

Vamos agora derivar o termo e igualar a 0 :

A ' h = 1 - 2 h 2 = 0

h 2 = 2 → h = ± 2

Como h não pode ser negativo, o nosso único ponto crítico é h = 2 . Para determinar se é um ponto de máximo ou mínimo devemos analisar o sinal da derivada antes e depois desse valor de h . Ora, A ' ( h ) é negativo em ] - 2 , 2 [ , não sendo ela definida em h = 0 , e positivo no resto do domínio. Com isso concluímos que h = 2 será um ponto de mínimo.

Enfim, resumo da história: temos um mínimo para a soma das áreas em h = 2 ; não há pontos de máximo.

Resposta

m í n i m o   e m   h = 2 ;   n ã o   h á   p o n t o s   d e   m á x i m o .

Exercícios Resolvidos de Otimização – Casos Clássicos

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Encontre, com precisão de duas casas decimais, as coordenadas do ponto na curva y = tan ⁡ x que está mais próximo do ponto ( 1,1 )
Resolva o problema no Exemplo 4 se o rio tiver 5k m de largura e o ponto B estiver somente a 5k m de A rio abaixo.
Encontre o ponto sobre a reta y = 4 x + 7 que está mais próximo da origem.
Se 1200c m 2 de material estiverem disponíveis para fazer uma caixa com uma base quadrada e sem tampa, encontre o maior volume possível da caixa.
Um fazendeiro quer cercar uma área de 15000m 2 em um campo retangular e então dividí-lo ao meio com uma cerca paralela a um dos lados do retângulo. Como fazer isso de forma a minimizar o custo da cerc