Exercícios de Atrito Cinético - Lista de Exercícios Resolvida

Ver Teoria

Questão 15

Um bloco de massa m = 2,00   k g desliza sobre um plano inclinado que faz um ângulo θ = π / 4 com a horizontal. O plano tem uma superfície rugosa, cujo coeficiente de atrito cinético, µ C , é igual a 0,2. O bloco localiza-se inicialmente no topo do plano, a uma altura h = 0,50   m com a horizontal, e inicia seu movimento a partir do repouso. O plano está montado sobre uma mesa de altura H = 2,25   m . Ao final do deslizamento ao longo do plano, o bloco cai sob ação da força peso e de uma força de resistência do ar. Veja a figura ao lado para um esquema da situação (use sen ⁡ ( π / 4 ) = cos ⁡ ( π / 4 ) = 2 2 ).

(a) Determine o diagrama de corpo livre (diagrama de forças) para o bloco quando o mesmo inicia seu movimento no topo do plano e outro diagrama para o bloco após o mesmo perder contato com o plano.

(b) Para cada força indicada nestes diagramas, aponte o devido par ação e reação (terceira Lei de Newton) da mesma e discuta seu efeito (escreva no máximo até duas linhas para cada força).

(c) Determine o vetor velocidade v → do bloco quando o mesmo atinge o final do plano inclinado. Escreva sua resposta na forma v → = v 0 x   i ^ + v 0 y   j ^ .

(d) Ignore a resistência do ar e determine o alcance R do bloco. Dica geral: faça substituições numéricas apenas na etapa final das soluções dos itens (c) e (d). Para o item (d), caso você não tenha feito o item (c), deixe a resposta em termos de v 0 x e v 0 y .

Ver solução completa

Questão 22

Dois blocos de massas m 1 e m 2 estão ligados por um fio de massa desprezível e repousam sobre um plano inclinado que forma um ângulo θ com a direção horizontal. O bloco 2 é empurrado por uma força constante de módulo F que faz um ângulo θ com a direção do plano inclinado, (veja a figura) e o conjunto entra em movimento. O coeficiente de atrito cinético entre os blocos e a superfície do plano inclinado é μ c . Todas as respostas devem ser fornecidas em relação ao sistema de coordenadas X Y mostrado na figura.

(a) Faça o diagrama do corpo livre, indicando claramente todas as forças que agem em cada um dos blocos. Indique as forças que formam par ação e reação.

(b) Escreva as equações do movimento na sua forma literal em termos das componentes das forças que agem sobre os blocos. Informe as expressões literais para as componentes da força F → e dos pesos dos blocos P → 1 e P → 2 .

Considere para os itens seguintes os seguintes valores: m 1   =   2,0   k g ; m 2   =   1,0   k g ; F   =   10   N ; s e n   θ   =   0,50 ; c o s   θ   =   0,87 ; μ C   =   0,25 ; g   =   10   m / s 2 .

(c) Determine os módulos da aceleração dos blocos e da tensão no fio que liga os blocos.

(d) Considere agora que o sistema esteja na condição de repouso. Para que ele mantenha esta condição inercial, determine o menor valor do coeficiente de atrito estático μ E entre os blocos e a superfície de apoio.

Ver solução completa

Questão 61

Um automóvel de massa m = 800   k g inicia em um piso horizontal, a partir do repouso, a subida de uma rampa, cuja altura vertical final é h = 10 m . Ao chegar ao topo da rampa sua energia cinética é igual a K t o p o = 10.000   J . Neste instante, um defeito de travamento das rodas ocorre e o automóvel inicia uma descida, deslizando por outra rampa, até chegar ao nível horizontal. Nesse deslizamento a perda para o meio externo é de 20 % de sua energia mecânica no topo. Ao chegar ao nível horizontal ainda com velocidade, o automóvel colide com uma mola horizontal estática comprimindo-a até parar. A mola possui constante elástica k , estando com uma extremidade livre e outra presa em uma parede. Na região onde está a mola o piso é rugoso com coeficiente de atrito cinético μ C .

Obs.: Em todos os itens abaixo explicite a razão pela qual é válida a lei física aplicada. Resolva primeiro literalmente. Somente depois faça a aplicação numérica quando for o caso. Considere g = 10 m / s 2 .

a ) Obtenha uma expressão, em função dos dados conhecidos, para o valor de energia gasto pelo automóvel Δ E i n t durante a subida da rampa. Assuma 100 % de eficiência do motor. Calcule seu valor numérico.

b ) Encontre uma expressão literal para o valor da velocidade do automóvel v d ao terminar a descida da rampa. Calcule seu valor numérico.

c ) Deduza uma equação algébrica quadrática para a deformaçãoo máxima da mola d em termos dos dados literais fornecidos ( d ,   g ,   k ,   m ,   μ C e v d ).

Ver solução completa

Questão 71

Um disco de raio r = 5,0   c m e massa m = 1,0   k g e um cubo de lado a = 10   c m e mesma massa, estão no topo de um plano com comprimento d = 2,0   m inclinado de θ = 60 ° com a horizontal. Existe atrito entre o plano inclinado e os dois objetos, os coeficientes de atrito cinético e atrito estático são respectivamente μ C = 0,3 e μ E = 0,5 . Na base do plano existe um trilho na vertical com o formato de um anel de raio R = 35   c m como ilustra o desenho. A base do plano e o trilho têm superfícies com atrito desprezível. Na saída do trilho, está em repouso um segundo cubo idêntico ao primeiro com seu centro de massa na posição R - a 2 ,   - R + a 2 . Logo após o segundo cubo, a superfície horizontal apresenta um coeficiente de atrito cinético variável e no final desta superfície está uma mola com constante elástica k = 100   N / m . A superfície embaixo da mola tem atrito desprezível. A origem do sistema de coordenadas coincide com o centro do anel. A aceleração da gravidade é g = 10   m / s 2 . Desenvolva as equações na forma literal para somente no final substituir as variáveis pelos valores fornecidos.

g) Após a colisão inelástica entre os dois blocos, o conjunto segue com velocidade V → = 2,68   m / s pela superfície de comprimento l = 0,5   m que tem um coeficiente de atrito cinético que varia linearmente com a distância na forma μ x = x quando utilizamos o valor de x em metros. Calcule o trabalho realizado pelo atrito e a energia potencial elástica armazenada na mola quando ela estiver totalmente comprimida.

Ver solução completa