USP, Sem Campus, Física 1, Coletâneas de Exercícios - Parte II, Questão 16b
Uma bola de massa m = 0, 5 kg é presa a um pino por um o leve e inextensível de 0, 8 m de comprimento. A bola é abandonada quando está na horizontal. Na parte mais baixa da trajetória a bola atinge um bloco de massa M = 2, 0 kg, inicialmente em repouso sobre uma superfície áspera. A colisão, entre a bola e o bloco, pode ser considerada como perfeitamente elástica. O coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a superfície é µc = 0, 16.
b. Quais as velocidades dos corpos após a colisão?
Passo 1
Eaew, belezinha?
Temos que determinar a velocidade da bola e do bloco após a colisão, para isso vamos considerar a conservação de energia e a conservação do momento. Vamos lá!
Passo 2
Para encontrar as velocidades após a colisão, temos que determinar a velocidade inicial da bola. Para isso vamos lembrar que no início toda energia da bola é potencial e na posição mais baixa toda sua energia é cinética. Então,
Então, substituindo os valores, temos
.
Passo 3
Conhecendo a velocidade inicial da bola, podemos obter uma relação para a sua velocidade após a colisão utilizando a conservação do momento linear:
Então, substituindo os valores temos uma relação para
Passo 4
Agora vamos utilizar a conservação da energia cinética, por conta da colisão ser elástica, e utilizando a relação anterior, vamos determinar
Substituindo, e temos uma relação para :
Como estamos considerando que é diferente de zero, temos que
.
Passo 5
Agora podemos determinar
.
A questão foi isso! Te vejo na próxima! Tchau Tchau!
Resposta
; .