Considere dois corpos de mesma forma e mesmo volume, mas com massas diferentes. Considere, ainda, que para uma determinada forma, a resistência do ar só depende da velocidade, sendo sempre oposta a ela e aumenta linearmente com ela. Quando caem de uma altura suficientemente grande, partindo do repouso, em determinado momento passarão a ter velocidade constante.
Passo 1
Faaaala meu povo! Tudo certinho com vocês?? Bora lá resolver mais um probleminha!
Essa é mais uma questão que nos pede para verificar se a afirmação que está no enunciado é verdadeira ou falsa, então bora analisar comigo!
Bem meus jovens, sabemos que a força de resistência do ar depende da velocidade do corpo em relação ao meio que ele se encontra. Dessa forma pelo nosso enunciado a gente sabe que eles serão abandonados a partir do repouso, e assim observamos as seguintes características:
Mesmo sendo corpos com pesos diferente, eles possuem formas e volumes iguais. Assim quando soltos, no início do movimento a resistência do ar é nula pelo fato da velocidade inicial ser zero. A velocidade do corpo aumenta e a força de resistência do ar também aumenta, porém, a intensidade da força peso permanece a mesma, ou seja, permanece constante. E dado que eles caem de uma altura suficientemente grande, temos que a força resultante é nula e o corpo passa a se movimentar com uma velocidade constante, chamada de velocidade terminal. Se algo aumentar a velocidade de um deles, a resistência do ar passa a ser maior que o peso e ele freia, voltando à velocidade constante anterior. A imagem abaixo ilustra o que acontece no nosso probleminha.
Assim temos que realmente a afirmação está correta!
Tudo tranquilo?? Te vejo na próxima!