O engenheiro de um trem de passeio, viajando a 25,0   m / s , avista um vagão de carga 200   m   adiante na mesma via (Figura abaixo). O vagão de carga viaja a 15,0   m / s na mesma direção que o trem de passeio. O engenheiro do trem freia imediatamente, com uma aceleração constante de -   0,1   m / s ² , enquanto o vagão de carga se mantém com velocidade constante. Considere x   =   0 a posição da frente do trem quando o engenheiro aciona os freios.

b ) Se acontecer, em que posição será?

Passo 1

Fala aí, beleza?? Vamos para mais uma questãozinha! Temos a seguinte situação um trem de passeio que viaja a uma velocidade de 25,0   m / s vê que um vagão a uma distância de 200   m , esse vagão está vindo de encontro com o trem de passeio a uma velocidade constante de 15,0   m / s , assim, a reação do engenheiro é frear o trem de passeio a uma aceleração constante de -   0,1   m / s ² . Caso ocorra colisão devemos encontrar em que posição foi essa batida. Pelo item anterior já sabemos que ocorreu uma colisão no tempo t   =   22,6   s agora só falta encontrar a posição. Show?!

Passo 2

Vamos utilizar a fórmula da posição horária do trem para descobrir a posição em que ocorreu a batida, como o movimento do trem é um movimento uniformemente variado temos que utilizar uma fórmula condizente com o movimento e utilizar o t   =   22,6   s .

S T r e m   =   S 0 + v 0 t + a t ² 2

S T r e m   =   0 + 25 ( 22,6 ) + - 0,1 ( 22,6 ) ² 2

S T r e m   = 565 - 25,5 = 539,4   m

Tudo belezinha?!! Bora seguir!

Resposta

S   =   539,4   m

Exercícios de Livros Relacionados