Uma carga puntiforme está no centro de uma esfera oca condutora, com raio interno e o externo . A carga total da esfera condutora é nula. Conclui-se então que o campo elétrico, para a região I e a região II, apontam:
a) para longe do centro, nas duas regiões.
b) para o centro, nas duas regiões.
c) para o centro da esfera na região I e é nulo na região II.
d) para longe do centro na região I e é nulo na região II.
e) para o centro da esfera na região I e para longe do centro na região II.
Passo 1
Eaee!!! Belezinha? Bom... a questão quer que a gente diga como se comporta o campo elétrico (a direção dele) quando no centro de uma esfera oca tem uma carga .
Vamos bem devagarinho e desenhando parte por parte para você ver o que acontece, certinho?
Aaah, só para a gente se ligar numa coisa: Quando a questão diz que a carga total da esfera é nula, significa dizer que o número de cargas positivas é igual ao número de cargas negativas nela, belezinha?
Então bora lá para entender melhor tudo isso!!!
Passo 2
Bom... Quando uma carga é colocada no centro da esfera, então as cargas positivas da esfera tendem-se a se deslocar para o lado interno da esfera oca (figura abaixo), pois cargas contrárias tendem a se atrair!!
E, por outro lado, as cargas negativas presentes na esfera tendem a se deslocar para o lado externo... pois cargas iguais se repelem! Se liga:
Passo 3
Prontinho.. agora já temos em mente onde as cargas irão se localizar, agora nos resta saber como se comporta a direção do campo elétrico, né?!
Para isso, temos que saber que o campo elétrico das cargas positivas sempre deve apontar para “fora” das cargas, na direção do seu raio, enquanto o campo elétrico das cargas negativas deve apontar para “dentro” delas.
Assim, podemos desenhar da seguinte forma:
Dessa forma, podemos perceber que campo elétrico, para a região I e a região II, apontam para o centro!!
Entendeu direitinho? Responde aee ;)
Resposta
b) para o centro, nas duas regiões.