Em muitos livros-texto, é comum ver a seguinte definição de campo elétrico: seja uma pequena carga de prova positiva q 0 ; define-se o campo elétrico na região de q 0 como   E → = F → / q 0 , onde   F → é a força elétrica agindo sobre q 0 devido a uma distribuição de cargas qualquer. Nessa definição, está implícita que a distribuição de cargas não é afetada pela presença de q 0 . Se ao invés de uma pequena carga positiva tivéssemos utilizado uma pequena carga negativa para definir   E → , o que se poderia dizer a respeito do campo de acordo com esta nova definição?

  1. O campo permaneceria com os mesmos módulo, direção e sentido da definição original.
  2. O campo permaneceria com os mesmos módulo e direção, porém com sentido oposto ao da definição original.
  3. O campo permaneceria com o mesmo módulo, porém com direção e sentido perpendiculares aos da definição original.
  4. O campo permaneceria com os mesmos direção e sentido da definição original, porém o módulo poderia depender do módulo de q 0 .
  5. Nada se pode dizer, pois o campo depende da distribuição de cargas, da qual não temos informação.

Passo 1

A força   F → depende do produto entre as cargas que geram o campo  E → e a carga de prova q 0 . Por isso, quando a gente divide a força  F → por q 0 , a dependência com q 0 é eliminada e o resultado vai independer de q 0 e, portanto, vai independer também do sinal que essa carga tem.

Por isso, a definição para E → pode ser dada em termos de uma carga de prova positiva ou negativa e as propriedades do campo resultante, como módulo, direção e sentido, serão as mesmas.

Resposta

Letra a).

Exercícios de Livros Relacionados