No lançamento oblíquo, podemos afirmar que o movimento resultante tem uma trajetória que é uma composição de movimentos nos eixos horizontal e vertical, respectivamente. Esses movimentos são classificados como:
(a) movimento uniforme e movimento uniformemente variado.
(b) movimento uniformemente variado e movimento uniformement.e variável.
(c) movimento uniforme e movimento uniforme.
(d) movimento uniforme e movimento curcular.
(e) movimento uniformemente variado e movimento uniforme
Passo 1
E aí pessoal!!! Vamos resolver mais uma questão!!!
Pra gente classificar movimento em uniforme ou uniformemente variado o que que temos que analisar?
Ou seja, o que diferencia esses tipos de movimento?
A aceleração!!!!
Já que no movimento uniforme temos a velocidade constante, ou seja, aceleração nula e no movimento uniformemente variado temos a velocidade variando linearmente, ou seja aqui, a aceleração é diferente de zero!
Passo 2
Em um lançamento oblíquo, nós podemos separar o vetor velocidade em suas componentes nas direções x e y, que são e . Beleza?
Olhando para a aceleração em um lançamento obliquo, vemos que temos a aceleração da gravidade que tá na direção y. Opa!! Temos uma aceleração nessa direção.
Na direção x não temos aceleração. Por isso, a componente permanece a mesma em todo o lançamento. Repara isso ali na imagem.
Já na direção y, como temos a aceleração da gravidade, muda. No ponto mais alto, a componente em y é nula (o módulo dela variou, devido a aceleração), já que, como a bolinha já subiu tudo o que ela podia subir, ela para (momentaneamente) e começa a cair (a componente muda de sentido).
Ou seja, em x temos um movimento uniforme.
Em y temos um movimento uniformemente variado.
Resposta
Alternativa (a)