PARTE I
No instante , uma partícula possui velocidade em relação ao solo, onde e (ver figura). Ela se move sob ação da aceleração da gravidade no eixo . Sabe-se que em ela alcança a altura máxima e que nesse instante, no referencial de um observador que possui velocidade , a velocidade da partícula é no sentido do eixo positivo.
- Determine, em termos dos vetores unitários, o vetor velocidade inicial da partícula .
Passo 1
Bom, vamo simbora! A questão nos pediu o vetor velocidade inicial, então temos que achar seu valor inicial em x e em y, que nada mais são do que e ! Vamo começar pelo eixo y então...
A gente já sabe que no eixo y a partícula realiza um MUV, ou seja, tem aceleração, que também sabemos que é a famosa gravidade, que vale . Também sabemos que em 0,5 segundo a partícula estará na sua altura máxima... OPA! Mas na altura máxima a velocidade da partícula deve ser nula (, certo? Então ficou fácil!
FECHÔ!
Passo 2
Agora que já temos a componente em y, vamos analisar o eixo x. Se no eixo x não temos nenhuma aceleração envolvida no movimento, temos um Movimento Uniforme, então a velocidade é constante em todo percurso! PORÉM CONTUDO, ENTRETANTO, se meu referencial (que é o observador falado na questão) está em movimento com uma velocidade de 0,5m/s, a velocidade da partícula na verdade será somada a velocidade desse referencial! Sacou? Porque o observador já tá em movimento analisando outra partícula em movimento! Então a gente vai ficar com:
Tranquilo? GABARITOUUUU
Resposta
- ̂