(Cap 6 – Ex 2) Você empurra uma caixa pesada sobre uma mesa horizontal com atrito, em linha reta. A caixa parte do repouso e acaba em repouso. Descreva o trabalho realizado sobre ela (incluindo sinais) por cada uma das forças que atuam sobre ela e diga qual é o trabalho resultante realizado.
Passo 1
Falai meus amores, show de bola, bora lá?
De acordo comm o teorema do trabalho – energia, o trabalho liquido realizado sobre a partícula é igual a variação de sua energia cinética.
O trabalho realizado na caixa pela força normal e pelas forças gravitacionais é zero, porque ambas as forças são perpendiculares ao deslocamento da partícula.
Passo 2
O trabalho líquido realizado na caixa pela força aplicada é positiva, o trabalho liquido ralizado na caixa pelas forças de atrito é negativo e por que ambas as forças são de mesma magnitude e atuam em direção opostas uma da outra e, portanto, se cancelam.
De acordo com o teorema do trabalho – energia, o trabalho liquido realizado sobre a caixa é zero, porque as energias cinéticas iniciais e finais da caixa são zero.
Portanto, o trabalho total ralizado na caixa é zero.
Resposta
Força que você faz – positivo
Força de atrito – negativo
Força normal – zero
Força peso – zero
Trabalho total – zero