(Capítulo 8.5 – Exercício 24) Um esquiador de parte do repouso a uma altura acima da extremidade de uma rampa para saltos de esqui (Fig. 8-35) e deixa a rampa fazendo um ângulo com a horizontal. Despreze os efeitos da resistência do ar e suponha que a rampa não tenha atrito. (a) Qual é a altura máxima do salto em relação à extremidade da rampa? (b) Se o esquiador aumentasse o próprio peso colocando uma mochila nas costas, seria maior, menor ou igual?
Passo 1
Oii galera, vamos lá entender esse probleminha do esquiador 😊
Inicialmente, como só a força gravitacional realiza trabalho do ponto inicial até o final da rampa, podemos determinar a velocidade com que o esquiador deixa a rampa aplicando a conservação da energia mecânica, tendo em vista que a força gravitacional é uma força conservativa. Assim:
Isolando :
Substituindo os valores:
É essa velocidade que vai nos ajudar a resolver os itens dessa questão beleza? Vamoss
Passo 2
a) Com a velocidade inicial em mãos, podemos dividir o movimento parabólico do esquiador ao deixar a rampa em um movimento vertical com a aceleração constante () e um movimento horizontal com velocidade constante.
Como queremos determinar apenas a altura máxima, vamos analisar somente o movimento vertical. E como temos aceleração constante, podemos usar a equação de Torricelli para determinar a altura máxima, tendo em vista que na altura máxima a componente da velocidade será nula. Assim:
Lembrando que , então, isolando :
Substituindo os valores:
Passo 3
b) Combinando a e a , temos:
Por essa relação acima, podemos afirmar que a altura máxima não depende da massa do esquiador e, portanto, se esta aumentar, não irá variar a altura máxima, ou seja, será igual.
Resposta
- ;
- .