Considere a trajetória das partículas 1, 2, 3 e 4 através de um espectrômetro de massa, conforme ilustrado na figura. Considere também que todas as partículas entram no espectrômetro com a mesma velocidade e que as partículas possuem carga ± e . Ordene em ordem decrescente estas partículas de acordo com suas massas.

A) m 1 > m 2   >   m 3   =   m 4 .

B) m 2   =   m 4   >   m 3   >   m 1 .

C) m 4   >   m 3   >   m 2   >   m 1 .

D) m 3   >   m 2   >   m 1   =   m 4 .

E) m 1   =   m 2   =   m 3   =   m 4 .

Passo 1

Eaee!!! Belezinha? Olha.. basicamente nessa questão temos que saber que, para todas as 4 partículas, a velocidade, a carga e o campo são os mesmos!

No entanto, a questão nos pede para classificarmos em ordem decrescente as massas das partículas.

Aí eu te pergunto: Como podemos relacionar a massa com o campo magnético???

Pois bem, vamos lembrar da seguinte formulazinha:

F r e s u l t a n t e = q v → × B →

Agora vamos lá!!

Passo 2

Vamos sempre colocar na cabecinha que a velocidade, as cargas e o campo são os mesmos e que todas as partículas estão submetidas a mesma força.

Lembrando da 2ª Lei de Newton, temos que F r e s u l t a n t e = m a . Assim, para que a força permaneça constante, campos de massas maiores experimentarão acelerações menores e vice-versa!

Passo 3

Consequentemente, observando a figura, vemos que a massa das partículas 1 e 4 devem ser iguais (porém com cargas diferentes).

Além disso, a massa da partícula 1 é menor que a da partícula 2, que é menor que a da 3, devido à diferença entre o tempo das trajetórias.

Assim, temos que:

m 3 > m 2 > m 1 = m 4

Entendeu direitinho? Responde aee ;)

Resposta

D) m 3   >   m 2   >   m 1   =   m 4 .

Exercícios de Livros Relacionados