11 . Numa experiência de efeito Hall, uma tira condutora na forma de um paralelepípedo está disposta conforme indica a figura abaixo, sendo percorrida por uma corrente cujo sentido convencional está assinalado na figura. Sabe-se que o sinal das cargas dos portadores livres é positivo e que o potencial V s u p , na face de maior coordenada y é maior que o potencial na parte inferior, V i n f , após o sistema atingir o regime estacionário. Indique a opção correta para uma possível direção de um campo magnético externo que provoca o efeito Hall.

Escolha uma:

a .   - y ^

b .   z ^

c .   - z ^

d .   y ^

e .   - x ^

f .   x ^

Passo 1

Vem comigo que a gente resolve essa juntos!

Primeiro temos que saber o que é o efeito Hall. Ele é o surgimento de uma diferença de potencial transversal a uma corrente elétrica e um campo magnético, então a diferença de potencial que surge na tira vem desse efeito.

O fato de termos corrente na tira, significa que temos cargas em movimento e se temos cargas em movimento na presença de um campo magnético, teremos a força de Lorentz atuando nessas cargas, essa força é dada por:

F → M = q v → × B →

O enunciado diz que os portadores de carga têm sinal positivo e que o maior potencial é superior ( V s u p ) , logo essa força desloca essas cargas positivas para direção + y ^ .

Passo 2

Então temos o seguinte:

F M y ^ = q v x ^ × B →

A única direção e sentido que B → pode ter para que a força tenha esse comportamento, pela regra da mão direita, é a - z ^ .

Então nossa alternativa é letra c .

Resposta

c .   - z ^

Exercícios de Livros Relacionados