No esquema da figura 1 estão representadas uma esfera compacta de material isolante de raio e uma casca condutora, concêntrica com ela, de raio interno e raio externo . A esfera isolante está carregada uniformemente com densidade volumétrica de carga . A casca condutora tem carga total nula.
- Suponha agora que a casca condutora é retirada e em seu lugar colocamos duas cascas esféricas isolantes, de espessuras desprezíveis, de raios e com a mesma distribuição de carga que havia no condutor. Qual o vetor do campo elétrico nas regiões ?
Passo 1
Eaee!!! Belezinha? Bom... a questão nos dá agora uma esfera isolante dentro de uma casca esférica que também é isolante, as quais estão concêntricas.
A questão nos pede para dizer qual é o vetor campo elétrico nas regiões .
Para isso, é interessante sabermos da Lei de Gauss:
Onde é o campo elétrico, é o diferencial de área da gaussiana, é a carga envolvida e é a constante de permissividade elétrica no vácuo.
E aí? Bora responder?
Passo 2
Bom... primeiramente para a região , onde .
Desenhando uma gaussiana esférica concêntrica com o isolante, temos que o campo elétrico é dado por:
Ou seja, não houve alteração no valor. Isso se deve ao fato de que não houve mudança na organização das cargas do isolante.
Passo 3
Para a região , temos que, colocando a gaussiana externa ao isolante e interna ao condutor:
Onde é a carga total.
Ou seja, não houve alteração no valor. Isso se deve ao fato de que não houve mudança na organização das cargas do isolante.
Passo 4
Para a região :
Nesta região, onde a casca condutora foi substituída por duas cargas isolantes, percebe-se que, como estas apresentam a mesma distribuição de cargas do condutor, a casca isolante interna de raio terá carga .
Por outro lado, a casca externa de raio terá carga .
Dessa forma, tem-se o seguinte esquema:
Inserindo-se a gaussiana entre as cascas de raio e , vemos que esta engloba uma carga total nula, visto que ela contém a esfera isolante de carga e a casca isolante de carga .
Dessa forma, pela Lei de Gauss:
Passo 5
Para a região :
Nessa região, colocando a gaussiana externa ao sistema, vemos que:
Entendeu direitinho? Responde aee ;)
Resposta
Região :
Região :
Região :
Região :