Três espiras circulares oscilam na presença de um campo magnético constante e uniforme, como ilustrado na figura. A espira 1 oscila de um lado para outro como um pêndulo, a espira 2 oscila em torno do seu eixo vertical e a espira 3 (presa na extremidade de uma mola) oscila para cima e para baixo. Em quais espiras haverá uma f e m induzida?

(A) Apenas a espira 1

(B) Apenas a espira 2

(C) Apenas a espira 3

(D) Espiras 1 e 2

(E) Espiras 1, 2 e 3

Passo 1

Eaee!!! Belezinha? Olha.. basicamente nessa questão queremos em qual dos 3 casos haverá uma força eletromotriz induzida na espira por conta do capo magnético.

A espira 1 vai ficar variando da esqueda para direita, como um pêndulo. A espira 2 estará girando em torno do seu eixo. Por fim, a espira 3 estará variando de cima para baixo.

Aí eu te pergunto: Em que caso haverá indução de f e m quando está na presença de um campo magnético?

Passo 2

A Lei de Faraday diz que quando houver variação do fluxo magnético Δ Φ através de um circuito, surgirá nele uma força eletromotriz induzida ε :

ε = Δ Φ Δ t

Assim... para que haja f e m induzida, deve haver variação do ângulo entre o vetor de área da espira e o vetor intensidade de campo magnético. Ou seja, deve haver rotação da espira em relação às linhas de campo.

Dessa forma, vemos que dos casos apresentados, a única em que a espira gira em relação ao campo é no caso 2, sendo o único que apresenta f e m induzida.

Entendeu direitinho? Responde aee ;)

Resposta

(B) Apenas a espira 2

Exercícios de Livros Relacionados